Pesquisadores do projeto Saber Viver publicam artigo na revista Multifaces

Escrito por Débora Cristina Castro de Sousa | Publicado: Quarta, 09 Março 2022 09:52 | Acessos: 228

Pesquisadores do projeto Saber Viver, Augusto Rodrigues, Gedeli Ferrazzo e Antônio dos Santos publicaram recentemente o artigo científico “Ensino, pesquisa e extensão: experiência da indissociabilidade na elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico no estado de Rondônia”, na revista Multifaces.

O artigo apresenta o relato de experiência da elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico de dezenove municípios do Estado de Rondônia. A partir de intervenções voltadas para o empoderamento das comunidades locais e do desenvolvimento regional, o Projeto Saber Viver é organizado em uma estrutura multidisciplinar, envolvendo profissionais, estudantes de diferentes níveis de ensino e a população de cada um dos municípios, em um processo participativo de construção coletiva Planos Municipais de Saneamento Básico. Como resultados, analisa-se como o projeto tem permitido uma experiência concreta da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão em vistas da capacitação dos agentes envolvidos e melhoria na qualidade de vida nas localidades atendidas.

De acordo com o pesquisador Augusto Rodrigues “O Projeto Saber Viver tem possibilitado a realização de uma experiência muito efetiva de integração entre ensino, pesquisa e extensão; ou seja, de uma relação de produção do conhecimento que parte da realidade local e do saber popular, passa pela construção técnica em um formato científico e retorna ao cotidiano em forma de bases para políticas públicas. Nele participam estudantes, professores, população, representantes políticos e profissionais de engenharia. Escrever sobre essa experiência é importante para servir como auxílio para outras experiências que busquem vivenciar o mesmo processo de integração entre as várias dimensões de produção de conhecimento.”

Confira o artigo na íntegra através do link: Revista Multifaces

Ensino pesquisa e extensão experiência da indissociabilidade na elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico no estado de Rondônia