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Colorado do Oeste



Abastecimento de Água  

O abastecimento de água do município de Colorado Do Oeste-RO é fornecido pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD), onde atende apenas a Sede municipal. De acordo com dados fornecidos pelo SNIS (2017), o índice de atendimento urbano de água é de 100% e o índice de atendimento total de 80,68%, onde abastece uma população total de 15.650 habitantes, com consumo médio per capta de 129,8 L/habitantes/dia. 

Esgotamento Sanitário  

O município de Colorado Do Oeste-RO, não possui cobertura por sistema convencional de esgotamento sanitário, fazendo com que a população busque outras alternativas para escoar seus efluentes, as quais muitas vezes são formas inadequadas de lançamento. De acordo com o IBGE (2010) 90% da população total fazem uso de fossas rudimentares, 5% utilizam fossas sépticas e 5% despejam seus efluentes em outros escoadouros como valas, rios e lagos. 

Manejo de Resíduos Sólidos  

De acordo com o SNIS (2017), a população urbana do município é 100% atendida com a coleta de resíduos sólidos, sendo 99,5% realizada porta-a-porta de resíduos realizada pelo serviço de limpeza pública, onde 5% tem frequência de coleta diária, 20% tem frequência de coleta de 2 e 3 semanas e 75% tem frequência de coleta de 1 vez por semana. 

perfilSocioEconomicoColorado2 

setoresMobilizaçãoColoradodooeste

COMITÊ DE COORDENAÇÃO
NOME FUNÇÃO NO COMITÊ REPRESENTATIVIDADE
Flavio Araújo Teixeira Titular Coordendor Geral  Secretaria Municipal de Planejamento, Meio Ambiente - Desenvolvimento Urbano e Agropecuário
Diemes Roberto Neves Santos Suplente Coordenador Adjunto Associação Comercial e Industrial de Colorado do Oeste - ACIC
Diógenes Mendes Araújo Titular Servidor Federal - Instituto Federal de Rondônia - Campus Colorado do Oeste
Sandra dos Santos Pereira Suplente Acadêmica – Tecnologia em Gestão Ambiental - Instituto Federal de Rondônia - Campus Colorado do Oeste
Ricardo Claudio Alves Titular Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia - SINTERO
Fernando Henrique de Souza Gomes Cardoso Suplente OAB – Subsecção de Colorado do Oeste
Nilma Mendes de Souza Neri Titular EEEFM – Manuel Bandeira
Syllas de Castro Nascimento Suplente Conselho Municipal deSaúde
Liana Ferraz Bedor Jardim Titular EEEFM – Paulo de Assis Ribeiro
Pablo de Tarso Nordeste Suplente Servidor Federal - Instituto Federal de Rondônia - Campus Colorado do Oeste
Terezinha Izabel Lázaro da Silva Titular Pastoral da Criança
Marilene Casa Grande Suplente Pastoral dos Idosos
Gercino Garcia Sobrinho Titular Câmara dos Vereadores
Evandro Guimarães Prudente Suplente Câmara dos Vereadores
Marcia Sprey Titular Servidora Municipal - Agente Comunitário de Saúde
Viviane Ribeiro Sousa Suplente Servidora Municipal - Agente Comunitário de Saúde
Sebastião de Barros Faca Titular Servidor Federal - CEPLAC - Comissão Executiva de Plano da Lavoura Cacaueira
Ivanilda Nicola Suplente Servidora Federal - CEPLAC - Comissão Executiva de Plano da Lavoura Cacaueira
Joacir Aparecido Lourenzone Titular Servidor Federal - Instituto Federal de Rondônia - Campus Colorado do Oeste
Gilmar Vedovoto Gervásio Suplente Secretaria Municipal de Saúde
Marilyn da Silva Oliveira Representante do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (NICT) Fundação Nacional de Saúde

 

COMITÊ EXECUTIVO

NOME  FUNÇÃO NO COMITÊ  REPRESENTATIVIDADE 
Jones do Carmo Sobreira Lazaro Titular Coordendor Geral  Servidor Municipal - Diretor de Departamento de Meio Ambiente
Alan Rojas Rodrigues Suplente Coordenador Adjunto Servidor Municipal - Engenheiro Agrônomo
Rômulo Cesar de Oliveira Titular - Assessor Técnico de Engenharia Servidor Municipal – Engenheiro Civil
Tatiane Alves Pereira Gonçalves Suplente - Assessor Técnico de Engenharia Acadêmica - Tecnologia em Gestão Ambiental - Instituto Federal de Rondônia - Campus Colorado do Oeste
Edilene da Silva Pereira Titular - Assessor Técnico de Comunicação Servidora Federal - Instituto Federal de Rondônia - Campus Colorado do Oeste
Maria de Fátima Silva Costa Suplente - Assessor Técnico de Comunicação Acadêmica - Tecnologia em Gestão Ambiental - Instituto Federal de Rondônia - Campus Colorado do Oeste
Carmosina Maria de Oliveira Silva Titular - Secretária Conselho da Criança e do Adolescente
Sandra Ribeiro dos Santos Suplente- Secretária Servidora Municipal – Assistente Social
Donizete Alves de Lima Júnior Titular - Técnico em Informática Acadêmico - Tecnologia em Gestão Ambiental - Instituto Federal de Rondônia - Campus Colorado do Oeste
Francisca Antônia Oliveira Pereira do Carmo Suplente -Técnico em Informática Acadêmica - Tecnologia em Gestão Ambiental - Instituto Federal de Rondônia - Campus Colorado do Oeste
Eleno Pereira Sobreira Titular Servidor Municipal - Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos
Gilmar Gonçalves dos Santos Suplente Servidor Municipal - Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos
Leila Chystalina Titular Servidora Municipal - Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Marinéia Cândido Ferreira do Carmo Suplente Servidora Municipal - Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Gilberto Junior Peres Trindade Titular Acadêmico - Tecnologia em Gestão Ambiental - Instituto Federal de Rondônia - Campus Colorado do Oeste
Andrei Biavatti Suplente Acadêmico - Tecnologia em Gestão Ambiental - Instituto Federal de Rondônia - Campus Colorado do Oeste
Maria Estigaribia Titular Servidora Municipal - Agente Comunitário de Saúde
Cristiani Dantas Suplente Servidora Municipal - Agente Comunitário de Saúde
Edna de Souza Mazzo Santa Titular Acadêmica - Tecnologia em Gestão Ambiental - Instituto Federal de Rondônia - Campus Colorado do Oeste
Tatiana Macedo Costa Representante da Engenharia Equipe Técnica Permanente IFRO/TED/FUNASA/Nº 08/2017
Gedeli Ferrazzo Representante dos Estudos Sociais Equipe Técnica Permanente IFRO/TED/FUNASA/Nº 08/2017

Os dados aqui apresentados se referem a pesquisa de campo desenvolvida junto à população do município, tendo como finalidade averiguar situação dos serviços de saneamento básico no município e de seus impactos nas condições de vida da população. 

A coleta de dados in loco se deu por meio de questionários, com auxílio do aplicativo Interviewer. Houve a aplicação de três questionários socioeconômicos: um para levantamento de dados urbanos (com 70 a 100 perguntas), um para dados rurais/povos tradicionais (também com 70 a 100 perguntas) e um para ser aplicado aos catadores de resíduos sólidos (2 tópicos com aproximadamente 20 perguntas cada). As perguntas abrangiam o perfil residencial/socioeconômico e os quatro componentes do saneamento básico. O Esquema 1 mostra os marcadores processuais de levantamento de dados no Município, que caracteriza a concepção metodológica.

Esquema 1 — Concepção da coleta de dados

1°. O que foi coletado: Dados socioeconômicos das área rurais e urbanas.

2°. Com quem foi coletado: Residentes dos domicílios selecionados conforme o método de amostragem.

3°. Quem coletou: Equipe do Projeto Saber Viver, ACSs do Município e alunos do IFRO.

4°. Como foi coletado: Aplicaão de questionários com auxílio do aplicativo Interviewer.

5°. Análise dos dados com softwares estatísticos.

Fonte: Projeto Saber Viver(2019), IFRO/FUNASA(TED 08/2017).

Para que se pudesse realizar inferências sobre a população, garantindo-se representatividade factível e segura da realidade do cenário municipal, a quantificação de questionários necessários, bem como sua distribuição, se deu pelo emprego de método probabilístico, com emprego de amostragem por conglomerados. Inicialmente, define-se o tamanho da amostra no Município, por meio de cálculos que empregam a Fórmula 1.

Fórmula 1 - Fórmula para definição de amostras de levantamento do Município

Imagem formula

n = Tamanho da Amostra
Z = Abscissa da Normal Padrão
p = Estimativa da Proporção (sim = 50% = 0,5)
q = 1 – p (não = 50% = 0,5)
N = Tamanho da População
£ = Erro Amostral (máxima diferença a ser suportada)

Na fórmula, Z corresponde ao valor de 1,96, por ter sido aplicado nível de confiança de 95%. O tamanho da população foi pautado na projeção do IBGE para 2018, e o tamanho da amostra (separadamente entre população urbana e rural), dividido pelo número médio de moradores por Município, conforme a projeção. A Tabela 1 demonstra um exemplo ilustrativo do resultado após aplicação da fórmula:

Tabela 1 - Exemplo de amostragem de domicílios a serem visitados no Município

POPULAÇÃO (PROJEÇÃO DO IBGE PARA 2018)

AMOSTRA

MORADORES POR DOMICÍLIO

DOMICÍLIOS A VISITAR

Urbana

2.320

330

2,63

125

Rural

3.118

342

2,85

120

Fonte: Projeto Saber Viver (2019), IFRO/FUNASA (TED 08/2017). 

Após a obtenção do número de domicílios a serem visitados, foram sorteadas as residências em que seriam coletadas as informações requeridas por meio de questionários. Em cada domicílio foram registrados todos os moradores, garantindo-se a amostragem realizada pelo número de pessoas entrevistadas e não de domicílios.

Na área urbana, foram sorteadas quadras (inseridas nos setores/bairros) para definir a localização (foco) dos domicílios a serem visitados. Na área urbana, o procedimento inicial foi a escolha de um domicílio ao acaso pelo agente coletor na quadra sorteada. Realizada a entrevista, desconsiderava-se o próximo domicílio à direita, coletando-se no seguinte e assim por diante, até completar o volume de dez domicílios por quadra e o número total de domicílios do extrato.

COLORADO DO OESTE 1

COLORADO DO OESTE 2

Dados Urbanos  

Dados Rurais e Povos Tradicionais  

O Painel de Indicadores de desempenho do Plano municipal de Saneamento Básico - PMSB tem como objetivo o controle social da execução do PMSB, de modo a aperfeiçoar e ampliar a influência da sociedade no processo decisório em relação à definição de demandas e a implementação e gestão dos serviços de Saneamento Básico nos municípios.

Para sua construção foi considerada a utilização, pela sociedade, dos Indicadores de desempenho no acompanhamento e monitoramento do PMSB, consoante o dispositivo da Lei n° 11.445/2007 que estabelece, no Art. 2o, inciso X, o controle social como um dos seus princípios fundamentais e no Art. 3o o define como o “conjunto de mecanismos e procedimentos que garantem à sociedade informações, representações técnicas e participações nos processos de formulação de políticas, de planejamento e de avaliação relacionados aos serviços públicos de saneamento básico” (BRASIL, 2007).

O painel encontra-se estruturado em grupos de indicadores de desempenho, que permitirão a sociedade e aos gestores municipais o acompanhamento e monitoramento da evolução do PMSB. Os indicadores estão distribuídos em 4 dimensões, a saber: Governança, Habitabilidade, Integridade Ambiental e Saúde.

  1. Governança: envolve indicadores econômicos, sociais e jurídicos destinados a otimizar a organização do poder público de maneira a promover a correta e suficiente captação de recursos financeiros, organização de contratos, prestação de contas, transparência e a entrega de serviços de saneamento nos quatro eixos (EOS, 2019);
  2. Habitabilidade: envolve indicadores que permitam a identificação do perfil das habitações de determinada região, facilitando a entrega, pelo poder público, de serviços de saneamento na totalidade do saneamento básico (LERVOLINO & SCABBIA, 2015);
  3. Integridade Ambiental: envolve indicadores para uma diagnose adequada à compreensão dos aspectos ambientais da região, os impactos negativos que tenham sido impostos sobre o meio ambiente e que permitam a mitigação dos mesmos visando a conservação da qualidade da água e dos mananciais, a minimização da contaminação de água e solo que eventualmente já haja ocorrido; redução de efluentes e de resíduos sólidos; evitar perdas de água tratada. (CALIJURI, et al., 2007);
  4. Saúde: envolve indicadores necessários à correta identificação das condições de morbidade ou higidez da população, permitindo a proposição de ações e serviços que levem à redução de agravos de saúde de doenças relacionadas à ausência de serviços de saneamento básico (CALIJURI, et al., 2007).

Painel de Indicadores de desempenho do PMSB

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