Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ouro Preto do Oeste



Abastecimento de água

No Município de Ouro Preto do Oeste, o abastecimento de água se dá por meio de um sistema convencional e é prestado pela Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia - CAERD. A sede da empresa está localizada na avenida XV de Novembro, nº 1072, bairro União. A captação de água é realizada no rio Boa Vista.

Conforme informações fornecidas pela CAERD, o índice de atendimento urbano é de 86,62% e é realizada através de 103 quilômetros de extensão de rede. O sistema possui 11.735 ligações totais de água, sendo que desse total, 7.397 estão ativas, 2.152 estão inativas e 2.186 ligações são factíveis. Do total de ligações ativas, 6.821 ligações são hidrometradas, representando um índice de hidrometração de 92,21%. O índice de perdas no processo representa aproximadamente 37%. 

Esgotamento sanitário

No Município de Ouro Preto do Oeste, o serviço de esgotamento sanitário é responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia - CAERD. A sede da empresa está localizada na avenida XV de Novembro, nº 1072, bairro União.

No entanto, o Município de Ouro Preto do Oeste não possui Sistema de Esgotamento Sanitário implantando. Sendo assim, a população utiliza soluções alternativas de esgotamento, como as fossas negras.

De acordo com dados do IBGE (2010), do total de 11.239 de domicílios: 9.560 utilizam fossa rudimentar, 87 domicílios utilizam vala, 1.040 domicílios utilizam fossa séptica, 366 utilizam rio ou lago, 123 utilizam rede pluvial e 63 domicílios possuem outra forma de destinação.

Manejo de resíduos sólidos

Conforme dados obtidos por meio do SNIS no ano de 2017, a prefeitura municipal de Ouro Preto do Oeste realiza a coleta dos resíduos sólidos. A população atendida porta-a porta é de 29.540 habitantes e existe 100% de cobertura na área urbana.

Coleta-se de (Resíduos sólidos domiciliares + resíduos de limpeza urbana) um total de 5.424 toneladas/ano. O percentual da população atendida com frequência diária corresponde a 20%. Já a parcela atendida com uma frequência de duas a três vezes na semana é de 80%. Existe coleta diferenciada para os resíduos sólidos de serviço de saúde, os quais são destinados para os municípios de Cacoal e Vilhena. Uma associação de catadores com 24 trabalhadores está sendo registrada para atuar no município. 

Manejo de águas pluviais

O manejo de águas pluviais no Município de Ouro Preto do Oeste é realizado pela prefeitura municipal e apenas 7,6% de domicílios urbanos localizados em vias públicas possuem urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio), (IBGE, 2010).  

perfilSocioEconomicoOuroPretoDoOeste2  

Fim do conteúdo da página