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Cabixi



Abastecimento de Água  

O abastecimento de água do município de Cabixi-RO é realizado pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD). A água tratada (potabilizada) e fornecida à população de Cabixi é captada do rio Cabixi, através de poço de sucção junto à sua margem e de conjunto moto-bombas, denominado estação Elevatória de Água Bruta (EEAB). A água bruta é bombeada por adutoras até a Estação de Tratamento de Água (ETA Cabixi), onde recebe o tratamento necessário, posteriormente é aduzida para os reservatórios e distribuída para consumo humano (CAERD, 2017). De acordo com dados fornecidos pelo SNIS (2017), o índice de atendimento urbano de água no município é de 85,8%, onde abastece uma população urbana de 2.278 habitantes, com consumo médio per capta de 138,10 L/habitantes/dia. 

Esgotamento Sanitário  

O município de Cabixi, não possui cobertura por sistema convencional de esgotamento sanitário, fazendo com que a população busque outras alternativas para escoar seus efluentes, as quais muitas vezes são formas inadequadas de lançamento. De acordo com o IBGE (2010) 77% da população total fazem uso de fossas rudimentares, 21% utilizam fossas sépticas e 2% despejam seus efluentes em outros escoadouros como valas, rios e lagos. 

Manejo de Águas Pluviais 

De acordo com censo demográfico do IBGE (2010), 55% dos domicílios urbanos são cobertos por ruas pavimentas, 54% possuem seu entorno coberto por infraestrutura de meio fio e sarjetas. Os domicílios não possuem cobertura por outras infraestruturas de microdrenagem, como bocas de lobo e bueiros. 

 Manejo de Resíduos Sólidos  

O município de Cabixi-RO é integrante do Consorcio Intermunicipal CIMCERO, todos os resíduos domiciliares e públicos coletados pelo serviço de limpeza pública são destinados no aterro sanitário do município de Vilhena. De acordo com o SNIS (2017), a população urbana do município é 100% atendida com a coleta porta-a-porta realizada pelo serviço de limpeza pública.

  

Perfil sócio econômico de Cabixi 2  

setoresMobilizaçãoCabixi

COMITÊ DE COORDENAÇÃO
NOME FUNÇÃO NO COMITÊ REPRESENTATIVIDADE
Diogo Antunes Titular Coordenador Geral Secretaria de Agricultura - Médico Veterináario
Maria de Lourdes Andrrade de Carli Suplente Coordenador Adjunto Secretaria de Saúde - Assistente Social
José Antônio Nunes dos Santos Membro (Titular) Liderança Comunitária - Distrito Planalto São Luiz
Otavio Missiaggia Membro (Suplente) Liderança Comunitária - Distrito Estrela do Oeste
Colotário Guimarães da Silva Membro (Titular) Liderança Comunitária - Distrito Guaporé
José Antônio da Silva Membro (Suplente) Liderança Comunitária - Conselho Municipal de Saúde
Claudovil Martins de Oliveira Membro (Titular) Servidor Federal - Secretaria de Saúde - Agente de Endemias
Jucieli Andrade de Carli Membro (Titular) Câmara de Vereadores - Vereadora
Representante do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (NICT) Fundação Nacional de Saúde

 

COMITÊ EXECUTIVO
NOME FUNÇÃO NO COMITÊ REPRESENTATIVIDADE
Henrry Hattori Titular Coordenador Geral Secretaria Especial/Planejamento - Engenheiro Civil
Igor Danilo Marth Suplente Coordenador Adjunto Secretaria Especial/Planejamento - Engenheiro Civil
João Marcos Bertoco Titular - Assessor Técnico  de Engenharia Secretaria de Obras/Meio Ambiente - Técnico em Gestão Ambiental
Sadi Massaroli Titular - Assessor Técnico de Comunicação Secretaria de Educação - Professor
Donizete Nunes da Silva Suplente - Assessor Técnico de Comunicação Secretaria de Saúde - Enfermeiro
Tiago Backes da Rocha Titular - Técnico em Informática  Secretaria Especial/Planejamento - Diretor de Divisão I de Cadastro e Controle Urbano
Adriele Fagundes Nunes Titular - Secretária Secretaria de Saúde - Fiscal de Vigilância Sanitária
Carla Meury Dias Suplente - Secretária Secretaria de Saúde - Agente de Endemias
Fábio Dutra de Matos Membro (Titular) Empresa prestadora de serviço no município - EMATER - Engenheiro Florestal
Aparecido Gomes Silva Membro (Suplente) Empresa prestadora de serviço no município - EMATER - Assistente Social
Clovis Lopes de Andrade Membro (Titular) Prestadora de Serviços de Água e Esgotos - CAERD - Técnico de Sistema de Saneamento
Tatiana de Macedo Costa Representante de Engenharia Equipe Técnica Permanente IFRO/TED/FUNASA/Nº 08/2017
Gedeli Ferrazzo Representante de Estudos Sociais Equipe Técnica Permanente IFRO/TED/FUNASA/Nº 08/2017

 

Os dados aqui apresentados se referem a pesquisa de campo desenvolvida junto à população do município, tendo como finalidade averiguar situação dos serviços de saneamento básico no município e de seus impactos nas condições de vida da população.

A coleta de dados in loco se deu por meio de questionários, com auxílio do aplicativo Interviewer. Houve a aplicação de três questionários socioeconômicos: um para levantamento de dados urbanos (com 70 a 100 perguntas), um para dados rurais/povos tradicionais (também com 70 a 100 perguntas) e um para ser aplicado aos catadores de resíduos sólidos (2 tópicos com aproximadamente 20 perguntas cada). As perguntas abrangiam o perfil residencial/socioeconômico e os quatro componentes do saneamento básico. O Esquema 1 mostra os marcadores processuais de levantamento de dados no Município, que caracteriza a concepção metodológica.

Esquema 1 — Concepção da coleta de dados

1°. O que foi coletado: Dados socioeconômicos das área rurais e urbanas.

2°. Com quem foi coletado: Residentes dos domicílios selecionados conforme o método de amostragem.

3°. Quem coletou: Equipe do Projeto Saber Viver, ACSs do Município e alunos do IFRO.

4°. Como foi coletado: Aplicaão de questionários com auxílio do aplicativo Interviewer.

5°. Análise dos dados com softwares estatísticos.

Fonte: Projeto Saber Viver(2019), IFRO/FUNASA(TED 08/2017).

Para que se pudesse realizar inferências sobre a população, garantindo-se representatividade factível e segura da realidade do cenário municipal, a quantificação de questionários necessários, bem como sua distribuição, se deu pelo emprego de método probabilístico, com emprego de amostragem por conglomerados. Inicialmente, define-se o tamanho da amostra no Município, por meio de cálculos que empregam a Fórmula 1.

Fórmula 1 - Fórmula para definição de amostras de levantamento do Município

Imagem formula

n = Tamanho da Amostra
Z = Abscissa da Normal Padrão
p = Estimativa da Proporção (sim = 50% = 0,5)
q = 1 – p (não = 50% = 0,5)
N = Tamanho da População
£ = Erro Amostral (máxima diferença a ser suportada)

Na fórmula, Z corresponde ao valor de 1,96, por ter sido aplicado nível de confiança de 95%. O tamanho da população foi pautado na projeção do IBGE para 2018, e o tamanho da amostra (separadamente entre população urbana e rural), dividido pelo número médio de moradores por Município, conforme a projeção. A Tabela 1 demonstra um exemplo ilustrativo do resultado após aplicação da fórmula:

Tabela 1 - Exemplo de amostragem de domicílios a serem visitados no Município

POPULAÇÃO (PROJEÇÃO DO IBGE PARA 2018)

AMOSTRA

MORADORES POR DOMICÍLIO

DOMICÍLIOS A VISITAR

Urbana

2.320

330

2,63

125

Rural

3.118

342

2,85

120

Fonte: Projeto Saber Viver (2019), IFRO/FUNASA (TED 08/2017). 

Após a obtenção do número de domicílios a serem visitados, foram sorteadas as residências em que seriam coletadas as informações requeridas por meio de questionários. Em cada domicílio foram registrados todos os moradores, garantindo-se a amostragem realizada pelo número de pessoas entrevistadas e não de domicílios.

Na área urbana, foram sorteadas quadras (inseridas nos setores/bairros) para definir a localização (foco) dos domicílios a serem visitados. Na área urbana, o procedimento inicial foi a escolha de um domicílio ao acaso pelo agente coletor na quadra sorteada. Realizada a entrevista, desconsiderava-se o próximo domicílio à direita, coletando-se no seguinte e assim por diante, até completar o volume de dez domicílios por quadra e o número total de domicílios do extrato.

CABIXI

Dados Urbanos  

Dados Rurais e Povos Tradicionais  

O Painel de Indicadores de desempenho do Plano municipal de Saneamento Básico - PMSB tem como objetivo o controle social da execução do PMSB, de modo a aperfeiçoar e ampliar a influência da sociedade no processo decisório em relação à definição de demandas e a implementação e gestão dos serviços de Saneamento Básico nos municípios.

Para sua construção foi considerada a utilização, pela sociedade, dos Indicadores de desempenho no acompanhamento e monitoramento do PMSB, consoante o dispositivo da Lei n° 11.445/2007 que estabelece, no Art. 2o, inciso X, o controle social como um dos seus princípios fundamentais e no Art. 3o o define como o “conjunto de mecanismos e procedimentos que garantem à sociedade informações, representações técnicas e participações nos processos de formulação de políticas, de planejamento e de avaliação relacionados aos serviços públicos de saneamento básico” (BRASIL, 2007).

O painel encontra-se estruturado em grupos de indicadores de desempenho, que permitirão a sociedade e aos gestores municipais o acompanhamento e monitoramento da evolução do PMSB. Os indicadores estão distribuídos em 4 dimensões, a saber: Governança, Habitabilidade, Integridade Ambiental e Saúde.

  1. Governança: envolve indicadores econômicos, sociais e jurídicos destinados a otimizar a organização do poder público de maneira a promover a correta e suficiente captação de recursos financeiros, organização de contratos, prestação de contas, transparência e a entrega de serviços de saneamento nos quatro eixos (EOS, 2019);
  2. Habitabilidade: envolve indicadores que permitam a identificação do perfil das habitações de determinada região, facilitando a entrega, pelo poder público, de serviços de saneamento na totalidade do saneamento básico (LERVOLINO & SCABBIA, 2015);
  3. Integridade Ambiental: envolve indicadores para uma diagnose adequada à compreensão dos aspectos ambientais da região, os impactos negativos que tenham sido impostos sobre o meio ambiente e que permitam a mitigação dos mesmos visando a conservação da qualidade da água e dos mananciais, a minimização da contaminação de água e solo que eventualmente já haja ocorrido; redução de efluentes e de resíduos sólidos; evitar perdas de água tratada. (CALIJURI, et al., 2007);
  4. Saúde: envolve indicadores necessários à correta identificação das condições de morbidade ou higidez da população, permitindo a proposição de ações e serviços que levem à redução de agravos de saúde de doenças relacionadas à ausência de serviços de saneamento básico (CALIJURI, et al., 2007).

Painel de Indicadores de desempenho do PMSB

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