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Ministro Andreazza



Abastecimento de água

No Município de Ministro Andreazza, o abastecimento de água se dá por meio de um sistema convencional e é prestado pela Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia - CAERD. A captação de água é realizada no rio Rio Servino.

Conforme informações fornecidas pelo SNIS (2017), o índice de atendimento urbano é de 89,28% e é realizada através de 14,76 quilômetros de extensão de rede. O sistema possui 1245 ligações totais de água, sendo que desse total, 796 estão ativas e 449 estão inativas. Do total de ligações ativas, 98,93% das ligações são hidrometradas. O índice de perdas no processo representa 60,31%. 

Esgotamento sanitário

No Município de Ministro Andeazza, o esgotamento sanitário é responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia - CAERD. No entanto, o Município não possui Sistema de Esgotamento Sanitário implantando. Dessa forma, a população utiliza soluções alternativas de esgotamento, como as fossas negras.

De acordo com dados do IBGE (2010), do total de 2.596 de domicílios: 2.436 utilizam fossa rudimentar, 20 domicílios utilizam vala, 74 domicílios utilizam fossa séptica, 57 utilizam rede pluvial, 2 utilizam rio ou lago e 7 domicílios possuem outra forma de destinação. 

Manejo de resíduos sólidos

No município de Ministro Andreazza, a empresa encarregada pela coleta e transporte dos resíduos é a V. CORDEIRO FILHO LIMPEZA URBANA – ME, enquanto a limpeza urbana fica sob responsabilidade da SEMAGRI. A população atendida porta-a porta é de 9.762 habitantes, existindo cobertura de 100% na área urbana e as coletas são realizadas 3 vezes por semana. Coleta-se de (Resíduos sólidos domiciliares + resíduos de limpeza urbana) um total de 108 toneladas/mês. O município possui uma cooperativa de catadores e um centro de triagem próprio, onde 60% é reciclado. Os outros 40% não aproveitados no processo de reciclagem são encaminhados para o aterro sanitário de Cacoal (SOUZA et al., 2008). 

Manejo de águas pluviais

O manejo de águas pluviais no Município de Ministro Andreazza é realizado pela prefeitura municipal e apenas 4,8% de domicílios urbanos localizados em vias públicas possuem urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio), (IBGE, 2010). 

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ministroAndreazza

COMITÊ DE COORDENAÇÃO
NOME  FUNÇÃO NO COMITÊ  REPRESENTATIVIDADE 
Isaias Rossmann Coordenador Geral Secretaria Municipal de Administração e Planejamento - SEMAP
Ilda Oliveira de Abreu Silva Coordenador Adjunto Secretaria Municipal de Administração e Planejamento - SEMAP
Valquilia Capeline Secretária Geral (Titular) Secretaria Municipal de Fazenda
Luana Ferraciolli Xavier Araujo Secretária Geral (Suplente) Representante da Vigilância Sanitária
Maria Aparecida Justino de Almeida Membro (Titular) Representante de Liderança Comunitária
Lucelma Gomes dos Santos Pomaroli Membro (Suplente) Representante de Liderança Comunitária
Ademir Pereira Membro (Titular) Representante do Sindicato e trabalhadores rurais - STR
Jane Lebarck Membro (Suplente) Representante do Sindicato e trabalhadores rurais - STR
João Coelho Lopes Membro (Titular) Empresa prestadora de serviços de agua e esgotos no município - CAERD
Vanis Vander Pinheiro Valenga Membro (Suplente) Empresa prestadora de serviços de agua e esgotos no município - CAERD
Joel Noé dos Santos Membro (Titular) Representante da Emater
Amilto Jesus da Silva Matos Junior Membro (Suplente) Representante da Emater
Jussara Alves Membro (Titular) Representantes da Câmara de Vereadores
Alfredo Laurent Membro (Suplente) Representantes da Câmara de Vereadores
Marilyn da Silva Oliveira Representante do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (NICT) Fundação Nacional de Saúde

 

COMITÊ EXECUTIVO
NOME  FUNÇÃO NO COMITÊ  REPRESENTATIVIDADE
Evanildo Bezerra de Queiroz Coordenador Coordenação de Obras e Fiscalização de Engenharia
André Marcos Coordenador Adjunto Secretaria Municipal de Administração e Planejamento - SEMAP
Valdirene Inácio da Silva Secretária (Titular) Secretaria Municipal de Educação - SEMEC
Vanderluza Braga Nunes Secretária Membro (Suplente) Secretaria Municipal de Educação - SEMEC
Roziane Capeline Membro (Suplente) Secretaria Municipal de Educação - SEMEC
Wagner Oliveira Mendes Flor Assessor Técnico de Engenharia (Titular) Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente - SEMAGRI
Ana Claudia Lopes Pereira Souza Assessor Técnico de Engenharia (Suplente) Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente - SEMAGRI
Sueli Regina de Souza Santos Silva Assessor Técnico de Comunicação (Titular) Secretaria Municipal de Administração e Planejamento - SEMAP
Daniela Pagno Assessor Técnico de Comunicação (Suplente) Secretaria Municipal de Administração e Planejamento – SEMAP (Departamento do Portal da Transparência)
Ilma Aparecida Parede Strellow Assessor Técnico de Comunicação (Suplente) Secretaria Municipal de Administração e Planejamento - SEMAP
Vanderléia Kester Assessor Técnico de Comunicação (Suplente) Secretaria Municipal de Administração e Planejamento – SEMAP (Coordenador do PROCON)
Marlene Lopes dos Santos Assessor Técnico de Comunicação (Suplente) Secretaria Municipal de Obras e Serviços Publicos - SEMOSP
Ediane Simone Fernandes Assessor Técnico de Comunicação (Suplente) Secretaria Municipal de Gabinete do Prefeito (controle Interno)
Juarez José as Silva Filho Técnico em Informática (Titular) Secretaria Municipal de Administração e Planejamento - SEMAP
José Odair Comper Técnico em Informática (Suplente) Secretaria Municipal de Administração e Planejamento - SEMAP
João Edis de Oliveira Secretário Geral Secretaria Municipal de Saúde - SEMSAU
Gracieli Mendes Egert Secretária Adjunto Secretaria Municipal de Saúde - SEMSAU
Gloria Aparecida de Souza Persch Secretária Adjunto (Membro Suplente) Secretaria Municipal de Saúde - SEMSAU
Levi Gomes Gonçalves Secretário Adjunto (Membro Suplente) Secretaria Municipal de Saúde - SEMSAU
Jessica de Sá Livramento Kester Secretária Adjunto (Membro Suplente) Secretaria Municipal de Saúde - SEMSAU
Soureide Oliveira Gomes Secretária Adjunto (Membro Suplente) Secretaria Municipal de Saúde - SEMSAU
Marcus Fabrício Eller Secretário Adjunto (Membro Suplente) Secretaria Municipal de Gabinete do Prefeito
Sirlene Moura dos Passos Patrício Secretária Adjunto (Membro Suplente) Secretaria Municipal de Gabinete do Prefeito
Elizabete Gomes Pereira Secretária Adjunto (Membro Suplente) Secretaria Municipal de Gabinete do Prefeito
Edval Adelino de Souza Secretário Adjunto (Membro Suplente) Superintendente Municipal de Esporte, Lazer e Cultura
Vanuze Cordeiro Secretária Adjunto (Membro Suplente) Secretaria Municipal de Administração e Planejamento - SEMAP
Leidiane Medeiros Petronilio Secretária Adjunto (Membro Suplente) Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS
Tatiana de Macedo Costa Representante da Engenharia Equipe Técnica Permanente IFRO/TED/FUNASA/Nº 08/2017
Gedeli Ferrazzo Representante dos Estudos Sociais Equipe Técnica Permanente IFRO/TED/FUNASA/Nº 08/2017

 

Os dados aqui apresentados se referem a pesquisa de campo desenvolvida junto à população do município, tendo como finalidade averiguar situação dos serviços de saneamento básico no município e de seus impactos nas condições de vida da população.

A coleta de dados in loco se deu por meio de questionários, com auxílio do aplicativo Interviewer. Houve a aplicação de três questionários socioeconômicos: um para levantamento de dados urbanos (com 70 a 100 perguntas), um para dados rurais/povos tradicionais (também com 70 a 100 perguntas) e um para ser aplicado aos catadores de resíduos sólidos (2 tópicos com aproximadamente 20 perguntas cada). As perguntas abrangiam o perfil residencial/socioeconômico e os quatro componentes do saneamento básico. O Esquema 1 mostra os marcadores processuais de levantamento de dados no Município, que caracteriza a concepção metodológica.

Esquema 1 — Concepção da coleta de dados

1°. O que foi coletado: Dados socioeconômicos das área rurais e urbanas.

2°. Com quem foi coletado: Residentes dos domicílios selecionados conforme o método de amostragem.

3°. Quem coletou: Equipe do Projeto Saber Viver, ACSs do Município e alunos do IFRO.

4°. Como foi coletado: Aplicaão de questionários com auxílio do aplicativo Interviewer.

5°. Análise dos dados com softwares estatísticos.

Fonte: Projeto Saber Viver(2019), IFRO/FUNASA(TED 08/2017).

Para que se pudesse realizar inferências sobre a população, garantindo-se representatividade factível e segura da realidade do cenário municipal, a quantificação de questionários necessários, bem como sua distribuição, se deu pelo emprego de método probabilístico, com emprego de amostragem por conglomerados. Inicialmente, define-se o tamanho da amostra no Município, por meio de cálculos que empregam a Fórmula 1.

Fórmula 1 - Fórmula para definição de amostras de levantamento do Município

Imagem formula

n = Tamanho da Amostra
Z = Abscissa da Normal Padrão
p = Estimativa da Proporção (sim = 50% = 0,5)
q = 1 – p (não = 50% = 0,5)
N = Tamanho da População
£ = Erro Amostral (máxima diferença a ser suportada)

Na fórmula, Z corresponde ao valor de 1,96, por ter sido aplicado nível de confiança de 95%. O tamanho da população foi pautado na projeção do IBGE para 2018, e o tamanho da amostra (separadamente entre população urbana e rural), dividido pelo número médio de moradores por Município, conforme a projeção. A Tabela 1 demonstra um exemplo ilustrativo do resultado após aplicação da fórmula:

Tabela 1 - Exemplo de amostragem de domicílios a serem visitados no Município

POPULAÇÃO (PROJEÇÃO DO IBGE PARA 2018)

AMOSTRA

MORADORES POR DOMICÍLIO

DOMICÍLIOS A VISITAR

Urbana

2.320

330

2,63

125

Rural

3.118

342

2,85

120

Fonte: Projeto Saber Viver (2019), IFRO/FUNASA (TED 08/2017). 

Após a obtenção do número de domicílios a serem visitados, foram sorteadas as residências em que seriam coletadas as informações requeridas por meio de questionários. Em cada domicílio foram registrados todos os moradores, garantindo-se a amostragem realizada pelo número de pessoas entrevistadas e não de domicílios.

Na área urbana, foram sorteadas quadras (inseridas nos setores/bairros) para definir a localização (foco) dos domicílios a serem visitados. Na área urbana, o procedimento inicial foi a escolha de um domicílio ao acaso pelo agente coletor na quadra sorteada. Realizada a entrevista, desconsiderava-se o próximo domicílio à direita, coletando-se no seguinte e assim por diante, até completar o volume de dez domicílios por quadra e o número total de domicílios do extrato.

MINISTRO ANDREAZZA

Dados Urbanos  

Dados Rurais e Povos Tradicionais

O Painel de Indicadores de desempenho do Plano municipal de Saneamento Básico - PMSB tem como objetivo o controle social da execução do PMSB, de modo a aperfeiçoar e ampliar a influência da sociedade no processo decisório em relação à definição de demandas e a implementação e gestão dos serviços de Saneamento Básico nos municípios.

Para sua construção foi considerada a utilização, pela sociedade, dos Indicadores de desempenho no acompanhamento e monitoramento do PMSB, consoante o dispositivo da Lei n° 11.445/2007 que estabelece, no Art. 2o, inciso X, o controle social como um dos seus princípios fundamentais e no Art. 3o o define como o “conjunto de mecanismos e procedimentos que garantem à sociedade informações, representações técnicas e participações nos processos de formulação de políticas, de planejamento e de avaliação relacionados aos serviços públicos de saneamento básico” (BRASIL, 2007).

O painel encontra-se estruturado em grupos de indicadores de desempenho, que permitirão a sociedade e aos gestores municipais o acompanhamento e monitoramento da evolução do PMSB. Os indicadores estão distribuídos em 4 dimensões, a saber: Governança, Habitabilidade, Integridade Ambiental e Saúde.

  1. Governança: envolve indicadores econômicos, sociais e jurídicos destinados a otimizar a organização do poder público de maneira a promover a correta e suficiente captação de recursos financeiros, organização de contratos, prestação de contas, transparência e a entrega de serviços de saneamento nos quatro eixos (EOS, 2019);
  2. Habitabilidade: envolve indicadores que permitam a identificação do perfil das habitações de determinada região, facilitando a entrega, pelo poder público, de serviços de saneamento na totalidade do saneamento básico (LERVOLINO & SCABBIA, 2015);
  3. Integridade Ambiental: envolve indicadores para uma diagnose adequada à compreensão dos aspectos ambientais da região, os impactos negativos que tenham sido impostos sobre o meio ambiente e que permitam a mitigação dos mesmos visando a conservação da qualidade da água e dos mananciais, a minimização da contaminação de água e solo que eventualmente já haja ocorrido; redução de efluentes e de resíduos sólidos; evitar perdas de água tratada. (CALIJURI, et al., 2007);
  4. Saúde: envolve indicadores necessários à correta identificação das condições de morbidade ou higidez da população, permitindo a proposição de ações e serviços que levem à redução de agravos de saúde de doenças relacionadas à ausência de serviços de saneamento básico (CALIJURI, et al., 2007).

Painel de Indicadores de desempenho do PMSB

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