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Pimenta Bueno



Abastecimento de Água  

O abastecimento de água do município de Pimenta Bueno-RO é fornecido pela Águas de Pimenta Bueno Saneamento SPE LTDA, onde atende apenas a Sede municipal. De acordo com dados fornecidos pelo SNIS (2017), o índice de atendimento urbano de água é de 90,9% e o índice de atendimento total de 79,10%, onde abastece uma população total de 30.097 habitantes, com consumo médio per capta de 155,30 L/habitantes/dia. 

Esgotamento Sanitário  

O município de Pimenta Bueno-RO, possui 2,1 km de rede coletora de esgota, na qual atende uma população de total de 2.204 habitantes, atingindo um índice modesto de atendimento urbano no valor de 6,66% e índice de atendimento total de 5,79%. De acordo com o IBGE (2010) 57% da população total fazem uso de fossas rudimentares e 30% utilizam fossas sépticas. 

Manejo de Águas Pluviais   

De acordo com censo demográfico do IBGE (2010), 39% dos domicílios urbanos são cobertos por ruas pavimentas, 39% possuem seu entorno coberto por infraestrutura de meio fio e sarjetas e 31% dos domicílios possuem cobertura por outras infraestruturas de microdrenagem, como bocas de lobo e bueiros. 

Manejo de Resíduos Sólidos   

O município de Pimenta Bueno é integrante do Consórcio Municipal CIMCERO, todo resíduo coletado no município pelo Serviço de Limpeza Pública é destinado ao aterro sanitário de Cacoal. De acordo com o SNIS (2017), a população urbana do município é 100% atendida com a coleta de resíduos sólidos, sendo 100% realizada porta-a-porta pelo serviço de limpeza pública, onde 30% tem frequência de coleta diária, 40% tem frequência de coleta de 2 e 3 semanas e 30% tem frequência de coleta de 1 vez por semana.

 perfilSocioEconomicoBueno2

setoresMobilizaçãoPimentabueno

COMITÊ DE COORDENAÇÃO
NOME  FUNÇÃO NO COMITÊ  REPRESENTATIVIDADE
Magna Stella Rosa da Silva Quaresma Coordenador Geral Secretaria Municipal de Planejamento, Gestão e Coordenação Geral
Sidnei Marcos Mendes Coordenador Adjunto Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo - SEMAGRI
Evaldo Donizete Bruno Membro Titular Câmara de Dirigente Logística
Elenir Teixeira da Silva Souza Membro Suplente Câmara de Dirigente Logística
Marineide Goulart Mariano Membro Titular Secretaria municipal de saúde SEMSAU
Olívia Cândido Cardoso Ribeiro Membro Titular Associação Pimentense dos Amigos do Meio Ambiente APAMA
Thiago Cassimiro Faria Membro Titular CREA-RO
Willian Parmezane Membro Suplente CREA-RO
Thais Fuzari de Abreu Membro Titular EMATER
Jonatan de Paula Alves Meireles Membro Titular Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Serviço Público - SEMUSP
Katilcia Marques da Conceição Membro Suplente Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Serviço Público - SEMUSP
Luana de Oliveira Membro Titular CIMCERO
Sergio Aparecido Tobias Membro Titular Câmara de Vereadores
Sóstenes da Silva Mendes Membro Suplente Câmara de Vereadores
Marilyn da Silva Oliveira Representante do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (NICT) Fundação Nacional de Saúde - FUNASA

 

COMITÊ EXECUTIVO
NOME  FUNÇÃO NO COMITÊ  REPRESENTATIVIDADE 
Marcelo Teixeira Portella Coordenador Geral Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo- SEMAGRI
Anghrizei da Silva Nascimento Membro Titular Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura SEMEC
Diogo Cassol Barbosa Membro Suplente Secretaria Municipal de Planejamento SEMPLAN
Nair Maria Vieira Membro Suplente Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura SEMEC
Milvane Stre Holanda Membro Titular Secretaria Municipal de Saúde SEMSAU
Verônica Emanuele de Moraes Diniz Membro Titular CIMCERO
Josimar Ferreira Marques Membro Suplente EMATER
Geraldo Henrique Rodrigues Membro Suplente Associação Pimentense dos Amigos do Meio Ambiente APAMA
Priscila Ferreira Sonda Membro Titular Águas de Pimenta Bueno - Saneamento
Leandro dos Santos Silva Membro Suplente Águas de Pimenta Bueno - Saneamento
Tatiana de Macedo Costa Representante da Engenharia Equipe Técnica Permanente IFRO/TED/FUNASA/ nº 08/2017
Gedeli Ferrazzo Representante dos Estudos Sociais Equipe Técnica Permanente IFRO/TED/FUNASA/ nº 08/2017

 

Os dados aqui apresentados se referem a pesquisa de campo desenvolvida junto à população do município, tendo como finalidade averiguar situação dos serviços de saneamento básico no município e de seus impactos nas condições de vida da população.

A coleta de dados in loco se deu por meio de questionários, com auxílio do aplicativo Interviewer. Houve a aplicação de três questionários socioeconômicos: um para levantamento de dados urbanos (com 70 a 100 perguntas), um para dados rurais/povos tradicionais (também com 70 a 100 perguntas) e um para ser aplicado aos catadores de resíduos sólidos (2 tópicos com aproximadamente 20 perguntas cada). As perguntas abrangiam o perfil residencial/socioeconômico e os quatro componentes do saneamento básico. O Esquema 1 mostra os marcadores processuais de levantamento de dados no Município, que caracteriza a concepção metodológica.

Esquema 1 — Concepção da coleta de dados

1°. O que foi coletado: Dados socioeconômicos das área rurais e urbanas.

2°. Com quem foi coletado: Residentes dos domicílios selecionados conforme o método de amostragem.

3°. Quem coletou: Equipe do Projeto Saber Viver, ACSs do Município e alunos do IFRO.

4°. Como foi coletado: Aplicaão de questionários com auxílio do aplicativo Interviewer.

5°. Análise dos dados com softwares estatísticos.

Fonte: Projeto Saber Viver(2019), IFRO/FUNASA(TED 08/2017).

Para que se pudesse realizar inferências sobre a população, garantindo-se representatividade factível e segura da realidade do cenário municipal, a quantificação de questionários necessários, bem como sua distribuição, se deu pelo emprego de método probabilístico, com emprego de amostragem por conglomerados. Inicialmente, define-se o tamanho da amostra no Município, por meio de cálculos que empregam a Fórmula 1.

Fórmula 1 - Fórmula para definição de amostras de levantamento do Município

Imagem formula

n = Tamanho da Amostra
Z = Abscissa da Normal Padrão
p = Estimativa da Proporção (sim = 50% = 0,5)
q = 1 – p (não = 50% = 0,5)
N = Tamanho da População
£ = Erro Amostral (máxima diferença a ser suportada)

Na fórmula, Z corresponde ao valor de 1,96, por ter sido aplicado nível de confiança de 95%. O tamanho da população foi pautado na projeção do IBGE para 2018, e o tamanho da amostra (separadamente entre população urbana e rural), dividido pelo número médio de moradores por Município, conforme a projeção. A Tabela 1 demonstra um exemplo ilustrativo do resultado após aplicação da fórmula:

Tabela 1 - Exemplo de amostragem de domicílios a serem visitados no Município

POPULAÇÃO (PROJEÇÃO DO IBGE PARA 2018)

AMOSTRA

MORADORES POR DOMICÍLIO

DOMICÍLIOS A VISITAR

Urbana

2.320

330

2,63

125

Rural

3.118

342

2,85

120

Fonte: Projeto Saber Viver (2019), IFRO/FUNASA (TED 08/2017). 

Após a obtenção do número de domicílios a serem visitados, foram sorteadas as residências em que seriam coletadas as informações requeridas por meio de questionários. Em cada domicílio foram registrados todos os moradores, garantindo-se a amostragem realizada pelo número de pessoas entrevistadas e não de domicílios.

Na área urbana, foram sorteadas quadras (inseridas nos setores/bairros) para definir a localização (foco) dos domicílios a serem visitados. Na área urbana, o procedimento inicial foi a escolha de um domicílio ao acaso pelo agente coletor na quadra sorteada. Realizada a entrevista, desconsiderava-se o próximo domicílio à direita, coletando-se no seguinte e assim por diante, até completar o volume de dez domicílios por quadra e o número total de domicílios do extrato.

PIMENTA BUENO 1

PIMENTA BUENO 2

PIMENTA BUENO 3

Dados Urbanos

Dados Rurais e Povos Tradicionais 

O Painel de Indicadores de desempenho do Plano municipal de Saneamento Básico - PMSB tem como objetivo o controle social da execução do PMSB, de modo a aperfeiçoar e ampliar a influência da sociedade no processo decisório em relação à definição de demandas e a implementação e gestão dos serviços de Saneamento Básico nos municípios.

Para sua construção foi considerada a utilização, pela sociedade, dos Indicadores de desempenho no acompanhamento e monitoramento do PMSB, consoante o dispositivo da Lei n° 11.445/2007 que estabelece, no Art. 2o, inciso X, o controle social como um dos seus princípios fundamentais e no Art. 3o o define como o “conjunto de mecanismos e procedimentos que garantem à sociedade informações, representações técnicas e participações nos processos de formulação de políticas, de planejamento e de avaliação relacionados aos serviços públicos de saneamento básico” (BRASIL, 2007).

O painel encontra-se estruturado em grupos de indicadores de desempenho, que permitirão a sociedade e aos gestores municipais o acompanhamento e monitoramento da evolução do PMSB. Os indicadores estão distribuídos em 4 dimensões, a saber: Governança, Habitabilidade, Integridade Ambiental e Saúde.

  1. Governança: envolve indicadores econômicos, sociais e jurídicos destinados a otimizar a organização do poder público de maneira a promover a correta e suficiente captação de recursos financeiros, organização de contratos, prestação de contas, transparência e a entrega de serviços de saneamento nos quatro eixos (EOS, 2019);
  2. Habitabilidade: envolve indicadores que permitam a identificação do perfil das habitações de determinada região, facilitando a entrega, pelo poder público, de serviços de saneamento na totalidade do saneamento básico (LERVOLINO & SCABBIA, 2015);
  3. Integridade Ambiental: envolve indicadores para uma diagnose adequada à compreensão dos aspectos ambientais da região, os impactos negativos que tenham sido impostos sobre o meio ambiente e que permitam a mitigação dos mesmos visando a conservação da qualidade da água e dos mananciais, a minimização da contaminação de água e solo que eventualmente já haja ocorrido; redução de efluentes e de resíduos sólidos; evitar perdas de água tratada. (CALIJURI, et al., 2007);
  4. Saúde: envolve indicadores necessários à correta identificação das condições de morbidade ou higidez da população, permitindo a proposição de ações e serviços que levem à redução de agravos de saúde de doenças relacionadas à ausência de serviços de saneamento básico (CALIJURI, et al., 2007).

Painel de Indicadores de desempenho do PMSB

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