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Costa Marques



ABASTECIMENTO DE ÁGUA

No Município de Costa Marques, o abastecimento se dá por meio de um sistema convencional que é prestado pela Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia – CAERD. A vazão da Estação de Tratamento de Água é de 37,5l/s (CAERD, 2018).

As informações comerciais obtidas junto a CAERD demonstram que o Município de Costa Marques possui 2.703 ligações totais de água, sendo que desse total, 783 estão ativas, 1.206 estão inativas e 714 ligações são factíveis. Do total de ligações ativas, 773 ligações são hidrometradas, representando um índice de hidrometração de 98,72% (CAERD, 2018). Os dados do ano de 2017, demonstram que 100% das ligações eram hidrometradas.

Conforme ilustrado na tabela a seguir (TABELA 1), o índice de perdas na distribuição de água é muito alto, representando 78,48%. De acordo com informações obtidas no site no SNIS (2017), o índice de atendimento urbano é de 30,3%, o que demonstra que quase 70% da população urbana não está sendo atendida com água tratada. 

Tabela 4 - Indicadores operacionais dos sistemas de abastecimento de água de Costa Marques

Indicadores

Unidade 2017

Índice de Hidrometração

%

100

Índice de Micromedição Relativo ao Volume

%

21,52

Índice de Macromedição

%

0

Índice de Perda por Faturamento

%

74,08

Índice de Atendimento Urbano de Água

%

30,3

Índice de Faturamento de Água

%

25,92

Índice de Micromedição Relativo ao Consumo

%

99,97

Índice de Perdas na Distribuição

%

78,48

Índice Bruto de Perdas Lineares

m3/dia/km

24,72

Índice de Perdas por Ligação

L/dia/ligação

1.559,55

Índice de Consumo de Água

%

21,52

Índice de Fluoretação

%

0

Consumo de Energia Elétrica

1.000 kWh/ano

0,32

Fonte: SNIS (2019). 

ESGOTAMENTO SANITÁRIO

O Município de Costa Marques não possui um Sistema de Esgotamento Sanitário implantando. Dessa forma, a população utiliza soluções alternativas de esgotamento, como as fossas negras.

De acordo com dados do IBGE (2010), do total analisado de 3.696 domicílios: 2.558 utilizavam fossa rudimentar, 222 domicílios utilizam vala, 5 domicílios utilizam rede pluvial, 287 domicílios utilizam fossa séptica e 624 domicílios possuem outra forma de destinação. 

MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS

O manejo de águas pluviais no Município de Costa Marques é realizado pela prefeitura municipal e o percentual de ruas pavimentadas exclusivamente com sistema de drenagem superficial está na faixa de 75% a 100% (IBGE, 2010). 

MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS 

Tabela 5 - Indicadores de Desempenho do Manuseio de Resíduos Sólidos no Município de Costa Marques

INDICADOR

Unidade

2016

Taxa de empregados por habitante urbano

empregados/1000 hab.

0,54

Incidência de empregados próprios.

%

100

Incidência de empregados de empresas contratadas no total de empregados no manejo de RSU.

%

0

Incidência de empregados gerenciais e administrativos no total de empregados no manejo de RSU.

%

-

Taxa de cobertura do serviço de coleta de RDO em relação à população total do município.

%

54,81

Taxa de cobertura do serviço de coleta de RDO em relação à população Urbana.

%

100

Taxa de cobertura do serviço de coleta domiciliar direta (porta-a-porta) da população urbana do município.

%

53,56

Produtividade média dos empregados na coleta (coletores + motoristas) na coleta (RDO + RPU) em relação à massa coletada.

Kg/empreg/dia

-

Taxa de empregados (coletores + motoristas) na coleta (RDO + RPU) em relação à população urbana.

empregados/1000 hab

-

Massa coletada (RDO + RPU) per capita em relação à população urbana

Kg/hab.urbano/dia

0,54

Massa (RDO) coletada per capita em relação à população atendida com serviço de coleta.

Kg hab.atendido/dia

-

Incidência de (coletores + motoristas) na quantidade total de empregados no manejo de RSU

%

-

Taxa da quantidade total coletada de resíduos públicos (RPU) em relação à quantidade total coletada de resíduos sólidos domésticos (RDO).

%

-

Massa de resíduos domiciliares e públicos (RDO+RPU) coletada per capita em relação à população total atendida pelo serviço de coleta.

Kg/habitante/dia

0,54

Taxa de varredores em relação à população urbana

empregados/1000 hab.

-

Incidência de varredores no total de empregados no manejo de RSU.

%

-

Taxa de capinadores em relação à população urbana.

 

empregadores/1000 hab

-

Incidência de capinadores no total empregados no manejo de RSU.

%

-

Fonte: SNIS (2019).

 

perfilSocioEconomicoCostaMarques2

SETOR URBANO COSTAMARQUES

Os dados aqui apresentados se referem a pesquisa de campo desenvolvida junto à população do município, tendo como finalidade averiguar situação dos serviços de saneamento básico no município e de seus impactos nas condições de vida da população.

A coleta de dados in loco se deu por meio de questionários, com auxílio do aplicativo Interviewer. Houve a aplicação de três questionários socioeconômicos: um para levantamento de dados urbanos (com 70 a 100 perguntas), um para dados rurais/povos tradicionais (também com 70 a 100 perguntas) e um para ser aplicado aos catadores de resíduos sólidos (2 tópicos com aproximadamente 20 perguntas cada). As perguntas abrangiam o perfil residencial/socioeconômico e os quatro componentes do saneamento básico. O Esquema 1 mostra os marcadores processuais de levantamento de dados no Município, que caracteriza a concepção metodológica.

Esquema 1 — Concepção da coleta de dados

1°. O que foi coletado: Dados socioeconômicos das área rurais e urbanas.

2°. Com quem foi coletado: Residentes dos domicílios selecionados conforme o método de amostragem.

3°. Quem coletou: Equipe do Projeto Saber Viver, ACSs do Município e alunos do IFRO.

4°. Como foi coletado: Aplicaão de questionários com auxílio do aplicativo Interviewer.

5°. Análise dos dados com softwares estatísticos.

Fonte: Projeto Saber Viver(2019), IFRO/FUNASA(TED 08/2017).

Para que se pudesse realizar inferências sobre a população, garantindo-se representatividade factível e segura da realidade do cenário municipal, a quantificação de questionários necessários, bem como sua distribuição, se deu pelo emprego de método probabilístico, com emprego de amostragem por conglomerados. Inicialmente, define-se o tamanho da amostra no Município, por meio de cálculos que empregam a Fórmula 1.

Fórmula 1 - Fórmula para definição de amostras de levantamento do Município

Imagem formula

n = Tamanho da Amostra
Z = Abscissa da Normal Padrão
p = Estimativa da Proporção (sim = 50% = 0,5)
q = 1 – p (não = 50% = 0,5)
N = Tamanho da População
£ = Erro Amostral (máxima diferença a ser suportada)

Na fórmula, Z corresponde ao valor de 1,96, por ter sido aplicado nível de confiança de 95%. O tamanho da população foi pautado na projeção do IBGE para 2018, e o tamanho da amostra (separadamente entre população urbana e rural), dividido pelo número médio de moradores por Município, conforme a projeção. A Tabela 1 demonstra um exemplo ilustrativo do resultado após aplicação da fórmula:

Tabela 1 - Exemplo de amostragem de domicílios a serem visitados no Município

POPULAÇÃO (PROJEÇÃO DO IBGE PARA 2018)

AMOSTRA

MORADORES POR DOMICÍLIO

DOMICÍLIOS A VISITAR

Urbana

2.320

330

2,63

125

Rural

3.118

342

2,85

120

Fonte: Projeto Saber Viver (2019), IFRO/FUNASA (TED 08/2017). 

Após a obtenção do número de domicílios a serem visitados, foram sorteadas as residências em que seriam coletadas as informações requeridas por meio de questionários. Em cada domicílio foram registrados todos os moradores, garantindo-se a amostragem realizada pelo número de pessoas entrevistadas e não de domicílios.

Na área urbana, foram sorteadas quadras (inseridas nos setores/bairros) para definir a localização (foco) dos domicílios a serem visitados. Na área urbana, o procedimento inicial foi a escolha de um domicílio ao acaso pelo agente coletor na quadra sorteada. Realizada a entrevista, desconsiderava-se o próximo domicílio à direita, coletando-se no seguinte e assim por diante, até completar o volume de dez domicílios por quadra e o número total de domicílios do extrato.

COSTA MARQUES

Dados Urbanos  

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