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Chupinguaia



Abastecimento de Água 

O abastecimento de água do município de Chupinguaia-RO é fornecido pela Prefeitura Municipal, onde atende a Sede municipal e 4 localidades. De acordo com dados fornecidos pelo SNIS (2017), o índice de atendimento total de água no município é de 78,36%, onde abastece uma população total de 8.301 habitantes, com consumo médio per capta de 192,4 L/habitantes/dia. 

Esgotamento Sanitário   

O município de Chupinguaia, não possui cobertura por sistema convencional de esgotamento sanitário, fazendo com que a população busque outras alternativas para escoar seus efluentes, as quais muitas vezes são formas inadequadas de lançamento. De acordo com o IBGE (2010) 88% da população total fazem uso de fossas rudimentares, 2% utilizam fossas sépticas e 10% despejam seus efluentes em outros escoadouros como valas, rios e lagos. 

Manejo de Águas Pluviais  

De acordo com censo demográfico do IBGE (2010), o município de Chupinguaia possui baixo índice de cobertura por microdrenagem do tipo bueiros e bocas de lobo, onde 15% dos domicílios possuem seu entorno coberto por estas infraestruturas. 

Manejo de Resíduos Sólidos  

De acordo com o SNIS (2017), a população urbana do município é 100% atendida com a coleta a coleta de resíduos sólidos, sendo 98% realizada porta-a-porta pelo serviço de limpeza pública, onde 70% tem frequência de coleta diária, 20% tem frequência de coleta de 2 e 3 semanas e 10% tem frequência de coleta de 1 vez por semana.  

perfilSocioEconomicoChupinguaia2 

setoresMobilizaçãoChuoinguaia

COMITÊ DE COORDENAÇÃO
NOME FUNÇÃO NO COMITÊ REPRESENTATIVIDADE
Mágno Jesus dos Santos Titular Coordenador Geral Secretaria Municipal de Planejamento - SEMPLAN
Vera Lucia Vieira Barros Suplente Coordenador Adjunto Secretaria Municipal de Planejamento - SEMPLAN
Fabio Novais Santos Membro (Titular) Secretaria Municipal de Saúde - SEMUSA
Osvaldo Aparecido de Castro Membro (Suplente) Secretaria Municipal de Saúde - SEMUSA
Moises Cazuza de Andrade Membro (Titular) Prefeitura - Gabinete
Airton Aparecido da Costa Membro (Suplente) Secretaria Municipal de Planejamento - SEMPLAN
Cesar Romero do Nascimento Membro (Titular) Empresa prestadora de serviço no município
Rodrigo Rafael Ferreira Membro (Suplente) EMATER
Aroldo Machado de Lima Membro (Titular) CIRETRAN
Juliana da Silva Costa Membro (Suplente) CIRETRAN
Lilia  Costa Batista Membro (Titular) SEMAD
Joyce Morais Borges de Lima Membro (Suplente) Prefeitura - Gabinete
Rosana Chrisosthemos Soares Mende Membro (Titular) Associação Comercial - ACICH
Marilúcia Campos Siqueira Membro (Suplente) Associação Comercial - ACICH
Gercília da Silva Damasceno Rafael Membro (Titular) Conselhos Municipais
Elizaine Pires de Lima Membro (Suplente) Conselhos Municipais
Nivaldo Machado de Lima Membro (Titular) Câmara dos Vereadores
José Pereira dos Santos Membro (Suplente) Câmara dos Vereadores
Representante do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (NICT) Fundação Nacional de Saúde

 

COMITÊ EXECUTIVO
NOME FUNÇÃO NO COMITÊ REPRESENTATIVIDADE
Jairo Santos Nascimento Titular Coordenador Geral SEMAGRI
Diana Aparecida Bizzi Suplente Coordenador Adjunto Câmara Municipal
Otaviano Dequique Membro (Titular) SEMPLAN
José Ailton Nogueira Lima Membro (Suplente) SEMPLAN
Claudia Rodrigues Magalhães Membro (Titular) SEMAGRI
Élina Mami da Silva Membro (Suplente) SEMAGRI
José Weliton Gomes Ferreira Titular - Assessor de Comunicação Prefeitura - Gabinete
Sandro Silva Suplente - Assessor de Comunicação Camâra dos Vereadores
Mauricio Martins Alves Titular - Técnico em Informática SEMUSA
Jhonny Gomes Andrade Membro (Suplente) SEMPLAN
Diogo Mariano Hildefonso Membro (Titular) SEMAS
Camila Morais Gonçalves Membro (Suplente) SEMAS
Olinda Silva Ferreira Membro (Titular) Prefeitura - Gabinete
Katrine Cristina Ferriera Doimo Ottoni Secretária (Suplente) Prefeitura - Gabinete
Lucélia da Silva Castro Membro (Titular) SEMED
Maiara Camila Hinza Membro (Suplente) SEMED
Sandra Cristina Gonçalves Costa Membro (Titular) SEMAS
Frankcielle Julio da Silva Membro (Suplente) Prefeitura - Gabinete
Saulo Cazuza de Andrade Membro (Titular) SEMPLAN
Reinaldo de Quadros Membro (Suplente) SEMAD
Carlos Alberto Julio Membro (Titular) SAAE
Rubens Alves da Cruz Membro (Suplente) SAAE
Tatiana de Macedo Costa Representante de Engenharia Equipe Técnica Permanente IFRO/TED/FUNASA/Nº08/2017
Gedeli Ferrazzo Representante de Estudos Socias Equipe Técnica Permanente IFRO/TED/FUNASA/Nº08/2017

 

Os dados aqui apresentados se referem a pesquisa de campo desenvolvida junto à população do município, tendo como finalidade averiguar situação dos serviços de saneamento básico no município e de seus impactos nas condições de vida da população.

A coleta de dados in loco se deu por meio de questionários, com auxílio do aplicativo Interviewer. Houve a aplicação de três questionários socioeconômicos: um para levantamento de dados urbanos (com 70 a 100 perguntas), um para dados rurais/povos tradicionais (também com 70 a 100 perguntas) e um para ser aplicado aos catadores de resíduos sólidos (2 tópicos com aproximadamente 20 perguntas cada). As perguntas abrangiam o perfil residencial/socioeconômico e os quatro componentes do saneamento básico. O Esquema 1 mostra os marcadores processuais de levantamento de dados no Município, que caracteriza a concepção metodológica.

Esquema 1 — Concepção da coleta de dados

1°. O que foi coletado: Dados socioeconômicos das área rurais e urbanas.

2°. Com quem foi coletado: Residentes dos domicílios selecionados conforme o método de amostragem.

3°. Quem coletou: Equipe do Projeto Saber Viver, ACSs do Município e alunos do IFRO.

4°. Como foi coletado: Aplicaão de questionários com auxílio do aplicativo Interviewer.

5°. Análise dos dados com softwares estatísticos.

Fonte: Projeto Saber Viver(2019), IFRO/FUNASA(TED 08/2017).

Para que se pudesse realizar inferências sobre a população, garantindo-se representatividade factível e segura da realidade do cenário municipal, a quantificação de questionários necessários, bem como sua distribuição, se deu pelo emprego de método probabilístico, com emprego de amostragem por conglomerados. Inicialmente, define-se o tamanho da amostra no Município, por meio de cálculos que empregam a Fórmula 1.

Fórmula 1 - Fórmula para definição de amostras de levantamento do Município

Imagem formula

n = Tamanho da Amostra
Z = Abscissa da Normal Padrão
p = Estimativa da Proporção (sim = 50% = 0,5)
q = 1 – p (não = 50% = 0,5)
N = Tamanho da População
£ = Erro Amostral (máxima diferença a ser suportada)

Na fórmula, Z corresponde ao valor de 1,96, por ter sido aplicado nível de confiança de 95%. O tamanho da população foi pautado na projeção do IBGE para 2018, e o tamanho da amostra (separadamente entre população urbana e rural), dividido pelo número médio de moradores por Município, conforme a projeção. A Tabela 1 demonstra um exemplo ilustrativo do resultado após aplicação da fórmula:

Tabela 1 - Exemplo de amostragem de domicílios a serem visitados no Município

POPULAÇÃO (PROJEÇÃO DO IBGE PARA 2018)

AMOSTRA

MORADORES POR DOMICÍLIO

DOMICÍLIOS A VISITAR

Urbana

2.320

330

2,63

125

Rural

3.118

342

2,85

120

Fonte: Projeto Saber Viver (2019), IFRO/FUNASA (TED 08/2017). 

Após a obtenção do número de domicílios a serem visitados, foram sorteadas as residências em que seriam coletadas as informações requeridas por meio de questionários. Em cada domicílio foram registrados todos os moradores, garantindo-se a amostragem realizada pelo número de pessoas entrevistadas e não de domicílios.

Na área urbana, foram sorteadas quadras (inseridas nos setores/bairros) para definir a localização (foco) dos domicílios a serem visitados. Na área urbana, o procedimento inicial foi a escolha de um domicílio ao acaso pelo agente coletor na quadra sorteada. Realizada a entrevista, desconsiderava-se o próximo domicílio à direita, coletando-se no seguinte e assim por diante, até completar o volume de dez domicílios por quadra e o número total de domicílios do extrato.

chupinguaia

Acesse os dados

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