Chupinguaia
Abastecimento de Água
O abastecimento de água do município de Chupinguaia-RO é fornecido pela Prefeitura Municipal, onde atende a Sede municipal e 4 localidades. De acordo com dados fornecidos pelo SNIS (2017), o índice de atendimento total de água no município é de 78,36%, onde abastece uma população total de 8.301 habitantes, com consumo médio per capta de 192,4 L/habitantes/dia.
Esgotamento Sanitário
O município de Chupinguaia, não possui cobertura por sistema convencional de esgotamento sanitário, fazendo com que a população busque outras alternativas para escoar seus efluentes, as quais muitas vezes são formas inadequadas de lançamento. De acordo com o IBGE (2010) 88% da população total fazem uso de fossas rudimentares, 2% utilizam fossas sépticas e 10% despejam seus efluentes em outros escoadouros como valas, rios e lagos.
Manejo de Águas Pluviais
De acordo com censo demográfico do IBGE (2010), o município de Chupinguaia possui baixo índice de cobertura por microdrenagem do tipo bueiros e bocas de lobo, onde 15% dos domicílios possuem seu entorno coberto por estas infraestruturas.
Manejo de Resíduos Sólidos
De acordo com o SNIS (2017), a população urbana do município é 100% atendida com a coleta a coleta de resíduos sólidos, sendo 98% realizada porta-a-porta pelo serviço de limpeza pública, onde 70% tem frequência de coleta diária, 20% tem frequência de coleta de 2 e 3 semanas e 10% tem frequência de coleta de 1 vez por semana.
COMITÊ DE COORDENAÇÃO | ||
NOME | FUNÇÃO NO COMITÊ | REPRESENTATIVIDADE |
Mágno Jesus dos Santos | Titular Coordenador Geral | Secretaria Municipal de Planejamento - SEMPLAN |
Vera Lucia Vieira Barros | Suplente Coordenador Adjunto | Secretaria Municipal de Planejamento - SEMPLAN |
Claudia Rodrigues Magalhaes | Secretaria geral (Titular) | Secretaria Municipal de Agricultura - SEMAGRI |
Camila de Moraes Gonçalves | Secretaria geral (Suplente) | Secretaria Municipal de Educação - SEMED |
Cesar Romero do Nascimento | Membro (Titular) | Liderança Comunitária |
Olinda Silva Ferreira | Membro (Suplente) | Liderança Comunitária |
Adilio Garcia Siqueira | Membro (Titular) | Igrejas |
Airton Aparecido da Costa | Membro (Suplente) | Igrejas |
Clarismar Rodrigues Lacerda | Membro (Titular) | Sistema de Água |
Reinaldo de Quadros | Membro (Suplente) | Sistema de Água |
Diana dos Santos Bizzi | Membro (Titular) | Câmara de Vereadores |
Fernando Augusto P. Carvalho | Membro (Suplente) | Câmara de Vereadores |
Representante do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (NICT) |
Fundação Nacional de Saúde |
COMITÊ EXECUTIVO |
||
NOME | FUNÇÃO NO COMITÊ | REPRESENTATIVIDADE |
Silvana Maria dos Santos | Titular Coordenador Geral | Servidor Municipal |
Lorrane Cristina Telles Pinheiro | Suplente Coordenador Adjunto | Servidor Municipal |
Lucelia da Silva Castro | Membro (Titular) | Servidor Municipal |
Maiara Hinze | Membro (Suplente) | Servidor Municipal |
Otaviano Dequique | Assessor Técnico de Engenharia (Titular) | Servidor Municipal |
Élina Mami da Silva | Assessor Técnico de Engenharia (Suplente) | Servidor Municipal |
Lilian Costa Batista | Assessor Técnico de Comunicação (Titular) | Servidor Municipal |
Rodrigo Rafael Ferreira | Assessor Técnico de Comunicação (Suplente) | Servidor Municipal |
Moises Cazuza | Técnico em Informática (Titular) | Servidor Municipal |
Jhonny Andrade | Técnico em Informática (Suplente) | Servidor Municipal |
Tatiane de Souza Cruz | Secretário Geral | Servidor Municipal |
Saulo Cazuza | Secretário Adjunto | Servidor Municipal |
Tatiana de Macedo Costa | Representante de Engenharia | Equipe Técnica Permanente IFRO/TED/FUNASA/Nº08/2017 |
Gedeli Ferrazzo | Representante de Estudos Socias | Equipe Técnica Permanente IFRO/TED/FUNASA/Nº08/2017 |
Os dados aqui apresentados se referem a pesquisa de campo desenvolvida junto à população do município, tendo como finalidade averiguar situação dos serviços de saneamento básico no município e de seus impactos nas condições de vida da população. ii
A coleta de dados in loco se deu por meio de questionários, com auxílio do aplicativo Interviewer. Houve a aplicação de três questionários socioeconômicos: um para levantamento de dados urbanos (com 70 a 100 perguntas), um para dados rurais/povos tradicionais (também com 70 a 100 perguntas) e um para ser aplicado aos catadores de resíduos sólidos (2 tópicos com aproximadamente 20 perguntas cada). As perguntas abrangiam o perfil residencial/socioeconômico e os quatro componentes do saneamento básico. O Esquema 1 mostra os marcadores processuais de levantamento de dados no Município, que caracteriza a concepção metodológica.
Esquema 1 — Concepção da coleta de dados
1°. O que foi coletado: Dados socioeconômicos das área rurais e urbanas.
2°. Com quem foi coletado: Residentes dos domicílios selecionados conforme o método de amostragem.
3°. Quem coletou: Equipe do Projeto Saber Viver, ACSs do Município e alunos do IFRO.
4°. Como foi coletado: Aplicaão de questionários com auxílio do aplicativo Interviewer.
5°. Análise dos dados com softwares estatísticos.
Fonte: Projeto Saber Viver(2019), IFRO/FUNASA(TED 08/2017).
Para que se pudesse realizar inferências sobre a população, garantindo-se representatividade factível e segura da realidade do cenário municipal, a quantificação de questionários necessários, bem como sua distribuição, se deu pelo emprego de método probabilístico, com emprego de amostragem por conglomerados. Inicialmente, define-se o tamanho da amostra no Município, por meio de cálculos que empregam a Fórmula 1.
Fórmula 1 - Fórmula para definição de amostras de levantamento do Município
n = Tamanho da Amostra
Z = Abscissa da Normal Padrão
p = Estimativa da Proporção (sim = 50% = 0,5)
q = 1 – p (não = 50% = 0,5)
N = Tamanho da População
£ = Erro Amostral (máxima diferença a ser suportada)
Na fórmula, Z corresponde ao valor de 1,96, por ter sido aplicado nível de confiança de 95%. O tamanho da população foi pautado na projeção do IBGE para 2018, e o tamanho da amostra (separadamente entre população urbana e rural), dividido pelo número médio de moradores por Município, conforme a projeção. A Tabela 1 demonstra um exemplo ilustrativo do resultado após aplicação da fórmula:
Tabela 1 - Exemplo de amostragem de domicílios a serem visitados no Município
POPULAÇÃO (PROJEÇÃO DO IBGE PARA 2018) |
AMOSTRA |
MORADORES POR DOMICÍLIO |
DOMICÍLIOS A VISITAR |
|
Urbana |
2.320 |
330 |
2,63 |
125 |
Rural |
3.118 |
342 |
2,85 |
120 |
Fonte: Projeto Saber Viver (2019), IFRO/FUNASA (TED 08/2017).
Após a obtenção do número de domicílios a serem visitados, foram sorteadas as residências em que seriam coletadas as informações requeridas por meio de questionários. Em cada domicílio foram registrados todos os moradores, garantindo-se a amostragem realizada pelo número de pessoas entrevistadas e não de domicílios.
Na área urbana, foram sorteadas quadras (inseridas nos setores/bairros) para definir a localização (foco) dos domicílios a serem visitados. Na área urbana, o procedimento inicial foi a escolha de um domicílio ao acaso pelo agente coletor na quadra sorteada. Realizada a entrevista, desconsiderava-se o próximo domicílio à direita, coletando-se no seguinte e assim por diante, até completar o volume de dez domicílios por quadra e o número total de domicílios do extrato.
O Painel de Indicadores de desempenho do Plano municipal de Saneamento Básico - PMSB tem como objetivo o controle social da execução do PMSB, de modo a aperfeiçoar e ampliar a influência da sociedade no processo decisório em relação à definição de demandas e a implementação e gestão dos serviços de Saneamento Básico nos municípios.
Para sua construção foi considerada a utilização, pela sociedade, dos Indicadores de desempenho no acompanhamento e monitoramento do PMSB, consoante o dispositivo da Lei n° 11.445/2007 que estabelece, no Art. 2o, inciso X, o controle social como um dos seus princípios fundamentais e no Art. 3o o define como o “conjunto de mecanismos e procedimentos que garantem à sociedade informações, representações técnicas e participações nos processos de formulação de políticas, de planejamento e de avaliação relacionados aos serviços públicos de saneamento básico” (BRASIL, 2007).
O painel encontra-se estruturado em grupos de indicadores de desempenho, que permitirão a sociedade e aos gestores municipais o acompanhamento e monitoramento da evolução do PMSB. Os indicadores estão distribuídos em 4 dimensões, a saber: Governança, Habitabilidade, Integridade Ambiental e Saúde.
- Governança: envolve indicadores econômicos, sociais e jurídicos destinados a otimizar a organização do poder público de maneira a promover a correta e suficiente captação de recursos financeiros, organização de contratos, prestação de contas, transparência e a entrega de serviços de saneamento nos quatro eixos (EOS, 2019);
- Habitabilidade: envolve indicadores que permitam a identificação do perfil das habitações de determinada região, facilitando a entrega, pelo poder público, de serviços de saneamento na totalidade do saneamento básico (LERVOLINO & SCABBIA, 2015);
- Integridade Ambiental: envolve indicadores para uma diagnose adequada à compreensão dos aspectos ambientais da região, os impactos negativos que tenham sido impostos sobre o meio ambiente e que permitam a mitigação dos mesmos visando a conservação da qualidade da água e dos mananciais, a minimização da contaminação de água e solo que eventualmente já haja ocorrido; redução de efluentes e de resíduos sólidos; evitar perdas de água tratada. (CALIJURI, et al., 2007);
- Saúde: envolve indicadores necessários à correta identificação das condições de morbidade ou higidez da população, permitindo a proposição de ações e serviços que levem à redução de agravos de saúde de doenças relacionadas à ausência de serviços de saneamento básico (CALIJURI, et al., 2007).
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