Alto Alegre dos Parecis
O município de Alto Alegre dos Parecis apresenta 0,6% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 34,6% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 0% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio) (IBGE, 2017).
A prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMADS em 2017 prestou serviço de abastecimento para 4124 habitantes, com Índice de Atendimento Urbano de Água de 77%, água essa distribuída ao longo de 15 km de rede.
O agente público em 2017 foi responsável pela coleta de 488 toneladas de sólidos domésticos e públicos, de 3500 habitantes, 80% da coleta foi efetuada entre diária e até 3 vezes na semana e 20% foi efetuada apenas semanalmente.
Conforme a Política Nacional de Saneamento Básico Lei 11455 de 2007 prevê que prestação de serviços públicos de saneamento básico deverá ser efetuadas através de planos que contemplem objetivos e metas de curto, médio e longo prazos para a universalização do acesso ao saneamento básico.
COMITÊ DE COORDENAÇÃO | ||
NOME | FUNÇÃO NO COMITÊ | REPRESENTATIVIDADE |
Valdemir do Nascimento Silva | Coordenador Geral | Conselho Municipal de Saúde |
Debora de Oliveira Bolete | Coordenador Adjunto | Secretária Municipal de Assistência Social - SEMAS |
Dilma Barbosa | Secretária Geral | Sociedade Civil - Radio 104.9 FM |
Claudio Dias dos Reis | Secretário Geral Suplente | Gabinete do Prefeito |
Valdecir Gomes de Lima | Membro Titular | Associação Regional de Cooperação Agrícola - ARCA |
Vivaldo Valentino | Membro Suplente | Associação Regional de Cooperação Agrícola - ARCA |
Jorlaine Penna Holanda | Membro Suplente | Sindicato dos Trabalhadores Rurais - STR |
Neri Bianchin | Membro Titular | Sistema Autônomo de Água e Esgoto - SAAE |
João Fagundes | Membro Suplente | Sistema Autônomo de Água e Esgoto - SAAE |
Adilson Ramos de Oliveira | Membro Titular | Câmara de Vereadores |
Izaias Jovino | Membro Suplente | Câmara de Vereadores |
Marilyn da Silva Oliveira | Rep. Núcleo Intersetorial deCooperação Técnica (NICT) | Fundação Nacional de Saúde |
COMITÊ EXECUTIVO | ||
NOME | FUNÇÃO NO COMITÊ | REPRESENTATIVIDADE |
Bruna Rafaela Pirelli | Coordenadora Geral | Sistema Autônomo de Água e Esgoto - SAAE |
Cleber Rogério da Silva Ruiz | Coordenador Adjunto | Departamento de Vigilância Sanitária |
Franciele Coelho Saturnino | Membro Titular | Secretaria Municipal de Educação - SEMEC |
Adilson Pereira dos Santos | Membro Suplente | Secretaria Municipal de Educação - SEMEC |
Fabiana Coelho Benicio da Rosa | Assessor Técnico de Engenharia (Titular) | Secretaria Municipal de Finanças, Administração e Planejamento - SEMFAP |
Sabrina da Costa Camargos | Assessor Técnico de Engenharia (Suplente) | Secretaria Municipal de Finanças, Administração e Planejamento - SEMFAP |
Larissa Hellen Ramos Fortunato | Assessor Técnico de Comunicação (Titular) | Secretaria Municipal de Finanças, Administração e Planejamento - SEMFAP |
Silvana Ramos Campos | Assessor Técnico de Comunicação (Suplente) | Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS |
Sávio Henrique das Neves Pinheiro Alves | Assessor Técnico de Informática (Titular) | Secretaria Municipal de Finanças, Administração e Planejamento - SEMFAP |
Matheus de Oliveira Freire | Assessor Técnico de Informática (Suplente) | Secretaria Municipal de Saúde - SEMUSA |
Claudemir Fernandes da Silva | Secretário Geral | Departamento de Vigilância Sanitária |
Valdecir Machado | Secretário Adjunto | Conselho Municipal de Saúde |
Tatiana de Macedo Costa | Representante de Engenharia | Equipe Técnica Permanente IFRO/TED/FUNASA/Nº 08/2017 |
Gedeli Ferrazzo |
Representante de Estudos Sociais |
Equipe Técnica Permanente IFRO/TED/FUNASA/Nº 08/2017 |
Os dados aqui apresentados se referem a pesquisa de campo desenvolvida junto à população do município, tendo como finalidade averiguar situação dos serviços de saneamento básico no município e de seus impactos nas condições de vida da população.
A coleta de dados in loco se deu por meio de questionários, com auxílio do aplicativo Interviewer. Houve a aplicação de três questionários socioeconômicos: um para levantamento de dados urbanos (com 70 a 100 perguntas), um para dados rurais/povos tradicionais (também com 70 a 100 perguntas) e um para ser aplicado aos catadores de resíduos sólidos (2 tópicos com aproximadamente 20 perguntas cada). As perguntas abrangiam o perfil residencial/socioeconômico e os quatro componentes do saneamento básico. O Esquema 1 mostra os marcadores processuais de levantamento de dados no Município, que caracteriza a concepção metodológica.
Esquema 1 — Concepção da coleta de dados
1°. O que foi coletado: Dados socioeconômicos das área rurais e urbanas.
2°. Com quem foi coletado: Residentes dos domicílios selecionados conforme o método de amostragem.
3°. Quem coletou: Equipe do Projeto Saber Viver, ACSs do Município e alunos do IFRO.
4°. Como foi coletado: Aplicaão de questionários com auxílio do aplicativo Interviewer.
5°. Análise dos dados com softwares estatísticos.
Fonte: Projeto Saber Viver(2019), IFRO/FUNASA(TED 08/2017).
Para que se pudesse realizar inferências sobre a população, garantindo-se representatividade factível e segura da realidade do cenário municipal, a quantificação de questionários necessários, bem como sua distribuição, se deu pelo emprego de método probabilístico, com emprego de amostragem por conglomerados. Inicialmente, define-se o tamanho da amostra no Município, por meio de cálculos que empregam a Fórmula 1.
Fórmula 1 - Fórmula para definição de amostras de levantamento do Município
n = Tamanho da Amostra
Z = Abscissa da Normal Padrão
p = Estimativa da Proporção (sim = 50% = 0,5)
q = 1 – p (não = 50% = 0,5)
N = Tamanho da População
£ = Erro Amostral (máxima diferença a ser suportada)
Na fórmula, Z corresponde ao valor de 1,96, por ter sido aplicado nível de confiança de 95%. O tamanho da população foi pautado na projeção do IBGE para 2018, e o tamanho da amostra (separadamente entre população urbana e rural), dividido pelo número médio de moradores por Município, conforme a projeção. A Tabela 1 demonstra um exemplo ilustrativo do resultado após aplicação da fórmula:
Tabela 1 - Exemplo de amostragem de domicílios a serem visitados no Município
POPULAÇÃO (PROJEÇÃO DO IBGE PARA 2018) |
AMOSTRA |
MORADORES POR DOMICÍLIO |
DOMICÍLIOS A VISITAR |
|
Urbana |
2.320 |
330 |
2,63 |
125 |
Rural |
3.118 |
342 |
2,85 |
120 |
Fonte: Projeto Saber Viver (2019), IFRO/FUNASA (TED 08/2017).
Após a obtenção do número de domicílios a serem visitados, foram sorteadas as residências em que seriam coletadas as informações requeridas por meio de questionários. Em cada domicílio foram registrados todos os moradores, garantindo-se a amostragem realizada pelo número de pessoas entrevistadas e não de domicílios.
Na área urbana, foram sorteadas quadras (inseridas nos setores/bairros) para definir a localização (foco) dos domicílios a serem visitados. Na área urbana, o procedimento inicial foi a escolha de um domicílio ao acaso pelo agente coletor na quadra sorteada. Realizada a entrevista, desconsiderava-se o próximo domicílio à direita, coletando-se no seguinte e assim por diante, até completar o volume de dez domicílios por quadra e o número total de domicílios do extrato.
O Painel de Indicadores de desempenho do Plano municipal de Saneamento Básico - PMSB tem como objetivo o controle social da execução do PMSB, de modo a aperfeiçoar e ampliar a influência da sociedade no processo decisório em relação à definição de demandas e a implementação e gestão dos serviços de Saneamento Básico nos municípios.
Para sua construção foi considerada a utilização, pela sociedade, dos Indicadores de desempenho no acompanhamento e monitoramento do PMSB, consoante o dispositivo da Lei n° 11.445/2007 que estabelece, no Art. 2o, inciso X, o controle social como um dos seus princípios fundamentais e no Art. 3o o define como o “conjunto de mecanismos e procedimentos que garantem à sociedade informações, representações técnicas e participações nos processos de formulação de políticas, de planejamento e de avaliação relacionados aos serviços públicos de saneamento básico” (BRASIL, 2007).
O painel encontra-se estruturado em grupos de indicadores de desempenho, que permitirão a sociedade e aos gestores municipais o acompanhamento e monitoramento da evolução do PMSB. Os indicadores estão distribuídos em 4 dimensões, a saber: Governança, Habitabilidade, Integridade Ambiental e Saúde.
- Governança: envolve indicadores econômicos, sociais e jurídicos destinados a otimizar a organização do poder público de maneira a promover a correta e suficiente captação de recursos financeiros, organização de contratos, prestação de contas, transparência e a entrega de serviços de saneamento nos quatro eixos (EOS, 2019);
- Habitabilidade: envolve indicadores que permitam a identificação do perfil das habitações de determinada região, facilitando a entrega, pelo poder público, de serviços de saneamento na totalidade do saneamento básico (LERVOLINO & SCABBIA, 2015);
- Integridade Ambiental: envolve indicadores para uma diagnose adequada à compreensão dos aspectos ambientais da região, os impactos negativos que tenham sido impostos sobre o meio ambiente e que permitam a mitigação dos mesmos visando a conservação da qualidade da água e dos mananciais, a minimização da contaminação de água e solo que eventualmente já haja ocorrido; redução de efluentes e de resíduos sólidos; evitar perdas de água tratada. (CALIJURI, et al., 2007);
- Saúde: envolve indicadores necessários à correta identificação das condições de morbidade ou higidez da população, permitindo a proposição de ações e serviços que levem à redução de agravos de saúde de doenças relacionadas à ausência de serviços de saneamento básico (CALIJURI, et al., 2007).
1° Audiência Pública no Setor 1 do município de Alto Alegre dos Parecis
1° Audiência Pública no Setor 2 do município de Alto Alegre dos Parecis
1° Audiência Pública no Setor 3 do município de Alto Alegre dos Parecis
1° Audiência Pública no Setor 4 do município de Alto Alegre dos Parecis
1° Audiência Pública no Setor 5 do município de Alto Alegre dos Parecis
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