Pimenteiras do Oeste
Abastecimento de Água
O abastecimento de água do município de Pimenteiras do Oeste-RO é fornecido pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD), onde atende apenas a Sede municipal. De acordo com dados fornecidos pelo SNIS (2017), o índice de atendimento urbano de água é de 100% e o índice de atendimento total de 77,43%, onde abastece uma população total de 1.866 habitantes, com consumo médio per capta de 160,20 L/habitantes/dia.
Esgotamento Sanitário
O município de Pimenteiras Do Oeste-RO, não possui cobertura por sistema convencional de esgotamento sanitário, fazendo com que a população busque outras alternativas para escoar seus efluentes, as quais muitas vezes são formas inadequadas de lançamento. De acordo com o IBGE (2010) 72% da população total fazem uso de fossas rudimentares, 19% utilizam fossas sépticas e 9% despejam seus efluentes em outros escoadouros como valas, rios e lagos.
Manejo de Águas Pluviais
De acordo com censo demográfico do IBGE (2010), o município de Pimenteiras Do Oeste, não possui domicílios com entornos cobertos com bueiros e bocas de lobo, 18% dos domicílios estão localizados em ruas com sarjetas e meio fio e 21% estão localizados em ruas pavimentadas.
Manejo de Resíduos Sólidos
De acordo com o IBGE (2010), O município de Pimenteiras Do Oeste realiza coleta de resíduos de 94% dos domicílios urbanos e 50% do domicílios totais, 3% da população total enterram seus resíduos, 46% queimam e 1% utilizam outras formas de destinos como terrenos baldios.
COMITÊ DE COORDENAÇÃO | ||
NOME | FUNÇÃO NO COMITÊ | REPRESENTATIVIDADE |
Rafael da Silva Souza | Coordenador Titular | Vereador |
Cleberson Luiz Riselo | Coordenador Suplente | Secretaria Mun. Acomp. Projetos e Convênios |
Silvana Hubner | Titular | SEMUSA |
Izabel Mendes de Souza | Suplente | Conciliação Posto de Atendimento TJ |
Renato Pereira | Titular | Setor Comercial |
Moises Pereira Leite | Suplente | Gabinete da Prefeitura |
Luiz Carlos Spohr | Titular | Vereador |
Everton Nogueira de Menezes | Suplente | SEMAPC |
Valderlice Serrath Leite | Titular | Lider Comunitário |
Marta Dourado Nery | Suplente | Líder Comunitário |
Welington Dalbem dos Santos | Titular | SEMUSA |
Francisco Serrath Leite | Suplente | SEMUSA |
Luiz Fernando Ferreira | Titular | Líder Comunitário Religioso |
André Herreira Penha | Suplente | Setor Comercial |
João Márcio Pereira | Titular | Setor Comercial |
Adão Leonardo Pereira Furlaneto | Suplente | SICOOB |
Jessiely Penha Arouche | Titular | Gabinete da Prefeitura |
Walifer Loander Vaz Matos | Suplente | SEMUSA |
Daniely Camacho Machado | Titular | Secretaria Municipal de Obras e Serv. Públicos |
Gisely Werner Trizoti Ribeiro | Suplente | Secretaria Municipal de Fazenda |
Representante do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (NICT) | Fundação Nacional de Saúde |
COMITÊ EXECUTIVO | ||
NOME | FUNÇÃO NO COMITÊ | REPRESENTATIVIDADE |
Moises Herreira Penha | Coordenador Titular | Gabinete Prefeitura |
Pablo Leandro de Oliveira Silva | Coordenador Suplente | SETUR |
Rodrigo Sordi Moreira | Titular | Gabinete Prefeitura |
Honorina Raimundo de Sales | Suplente | CPL |
Karen Fernanda de Araújo Reis | Titular | Gabinete Prefeitura |
Olivia Gomes Santos | Suplente | Sec. Mun. de Fazenda |
Gezzer Luis Alves Rodrigues | Titular | Sec. Mun. Assis. Social e Trabalho |
Genivaldo Novais Ribeiro | Suplente | Sec. Mun. Assis. Social e Trabalho |
Stephany Savenhago Lemes | Titular | Sec. Mun. Acom. Proj. e Convênios |
Renata da Costa Silva | Suplente | |
Sâmia Maria Carneiro de Abreu | Titular | Gabinete Prefeitura |
Eduardo Meira Vieira | Suplente | SEMSAU |
Rosana Silva Souza de Oliveira | Titular | Sec. Mun. de Fazenda |
Adnair Gomes de Freitas | Suplente | Sec. Mun. Assis. Social e Trabalho |
José de Souza Cartacho | Titular | CAERD |
Tatiana de Macedo Costa | Representante de Engenharia |
Equipe Técnica Permanente IFRO/TED/FUNASA/Nº08/2017 |
Gedeli Ferrazzo | Representante de Estudos Sociais | Equipe Técnica Permanente IFRO/TED/FUNASA/Nº08/2017 |
Os dados aqui apresentados se referem a pesquisa de campo desenvolvida junto à população do município, tendo como finalidade averiguar situação dos serviços de saneamento básico no município e de seus impactos nas condições de vida da população.
A coleta de dados in loco se deu por meio de questionários, com auxílio do aplicativo Interviewer. Houve a aplicação de três questionários socioeconômicos: um para levantamento de dados urbanos (com 70 a 100 perguntas), um para dados rurais/povos tradicionais (também com 70 a 100 perguntas) e um para ser aplicado aos catadores de resíduos sólidos (2 tópicos com aproximadamente 20 perguntas cada). As perguntas abrangiam o perfil residencial/socioeconômico e os quatro componentes do saneamento básico. O Esquema 1 mostra os marcadores processuais de levantamento de dados no Município, que caracteriza a concepção metodológica.
Esquema 1 — Concepção da coleta de dados
1°. O que foi coletado: Dados socioeconômicos das área rurais e urbanas.
2°. Com quem foi coletado: Residentes dos domicílios selecionados conforme o método de amostragem.
3°. Quem coletou: Equipe do Projeto Saber Viver, ACSs do Município e alunos do IFRO.
4°. Como foi coletado: Aplicaão de questionários com auxílio do aplicativo Interviewer.
5°. Análise dos dados com softwares estatísticos.
Fonte: Projeto Saber Viver(2019), IFRO/FUNASA(TED 08/2017).
Para que se pudesse realizar inferências sobre a população, garantindo-se representatividade factível e segura da realidade do cenário municipal, a quantificação de questionários necessários, bem como sua distribuição, se deu pelo emprego de método probabilístico, com emprego de amostragem por conglomerados. Inicialmente, define-se o tamanho da amostra no Município, por meio de cálculos que empregam a Fórmula 1.
Fórmula 1 - Fórmula para definição de amostras de levantamento do Município
n = Tamanho da Amostra
Z = Abscissa da Normal Padrão
p = Estimativa da Proporção (sim = 50% = 0,5)
q = 1 – p (não = 50% = 0,5)
N = Tamanho da População
£ = Erro Amostral (máxima diferença a ser suportada)
Na fórmula, Z corresponde ao valor de 1,96, por ter sido aplicado nível de confiança de 95%. O tamanho da população foi pautado na projeção do IBGE para 2018, e o tamanho da amostra (separadamente entre população urbana e rural), dividido pelo número médio de moradores por Município, conforme a projeção. A Tabela 1 demonstra um exemplo ilustrativo do resultado após aplicação da fórmula:
Tabela 1 - Exemplo de amostragem de domicílios a serem visitados no Município
POPULAÇÃO (PROJEÇÃO DO IBGE PARA 2018) |
AMOSTRA |
MORADORES POR DOMICÍLIO |
DOMICÍLIOS A VISITAR |
|
Urbana |
2.320 |
330 |
2,63 |
125 |
Rural |
3.118 |
342 |
2,85 |
120 |
Fonte: Projeto Saber Viver (2019), IFRO/FUNASA (TED 08/2017).
Após a obtenção do número de domicílios a serem visitados, foram sorteadas as residências em que seriam coletadas as informações requeridas por meio de questionários. Em cada domicílio foram registrados todos os moradores, garantindo-se a amostragem realizada pelo número de pessoas entrevistadas e não de domicílios.
Na área urbana, foram sorteadas quadras (inseridas nos setores/bairros) para definir a localização (foco) dos domicílios a serem visitados. Na área urbana, o procedimento inicial foi a escolha de um domicílio ao acaso pelo agente coletor na quadra sorteada. Realizada a entrevista, desconsiderava-se o próximo domicílio à direita, coletando-se no seguinte e assim por diante, até completar o volume de dez domicílios por quadra e o número total de domicílios do extrato.
O Painel de Indicadores de desempenho do Plano municipal de Saneamento Básico - PMSB tem como objetivo o controle social da execução do PMSB, de modo a aperfeiçoar e ampliar a influência da sociedade no processo decisório em relação à definição de demandas e a implementação e gestão dos serviços de Saneamento Básico nos municípios.
Para sua construção foi considerada a utilização, pela sociedade, dos Indicadores de desempenho no acompanhamento e monitoramento do PMSB, consoante o dispositivo da Lei n° 11.445/2007 que estabelece, no Art. 2o, inciso X, o controle social como um dos seus princípios fundamentais e no Art. 3o o define como o “conjunto de mecanismos e procedimentos que garantem à sociedade informações, representações técnicas e participações nos processos de formulação de políticas, de planejamento e de avaliação relacionados aos serviços públicos de saneamento básico” (BRASIL, 2007).
O painel encontra-se estruturado em grupos de indicadores de desempenho, que permitirão a sociedade e aos gestores municipais o acompanhamento e monitoramento da evolução do PMSB. Os indicadores estão distribuídos em 4 dimensões, a saber: Governança, Habitabilidade, Integridade Ambiental e Saúde.
- Governança: envolve indicadores econômicos, sociais e jurídicos destinados a otimizar a organização do poder público de maneira a promover a correta e suficiente captação de recursos financeiros, organização de contratos, prestação de contas, transparência e a entrega de serviços de saneamento nos quatro eixos (EOS, 2019);
- Habitabilidade: envolve indicadores que permitam a identificação do perfil das habitações de determinada região, facilitando a entrega, pelo poder público, de serviços de saneamento na totalidade do saneamento básico (LERVOLINO & SCABBIA, 2015);
- Integridade Ambiental: envolve indicadores para uma diagnose adequada à compreensão dos aspectos ambientais da região, os impactos negativos que tenham sido impostos sobre o meio ambiente e que permitam a mitigação dos mesmos visando a conservação da qualidade da água e dos mananciais, a minimização da contaminação de água e solo que eventualmente já haja ocorrido; redução de efluentes e de resíduos sólidos; evitar perdas de água tratada. (CALIJURI, et al., 2007);
- Saúde: envolve indicadores necessários à correta identificação das condições de morbidade ou higidez da população, permitindo a proposição de ações e serviços que levem à redução de agravos de saúde de doenças relacionadas à ausência de serviços de saneamento básico (CALIJURI, et al., 2007).
1° Audiência Pública no Setor 1 do município de Pimenteiras do Oeste
1° Audiência Pública no Setor 2 do município de Pimenteiras do Oeste
1° Audiência Pública no Setor 3 do município de Pimenteiras do Oeste
1° Audiência Pública no Setor 4 do município de Pimenteiras do Oeste
1° Audiência Pública no Setor 5 do município de Pimenteiras do Oeste
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