Teixeirópolis
Abastecimento de água
No Município de Teixeirópolis, o abastecimento de água se dá por meio de um sistema convencional e é prestado pela Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia - CAERD. A captação de água é realizada no rio Rio Cornélio.
Conforme informações fornecidas pela CAERD, o índice de atendimento urbano é de 12% e é realizada através de 0,77 quilômetros de extensão de rede. O sistema possui 423 ligações totais de água, sendo que desse total, 187 estão ativas, 187 estão inativas e 49 ligações são factíveis. Do total de ligações ativas, 42 ligações são hidrometradas, representando um índice de hidrometração de 22,46%. O índice de perdas no processo representa aproximadamente 62%.
Esgotamento sanitário
No Município de Teixeirópolis, o serviço de esgotamento sanitário é responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia - CAERD. No entanto, o Município de Teixeirópolis não possui Sistema de Esgotamento Sanitário implantando. Sendo assim, a população utiliza soluções alternativas de esgotamento, como as fossas negras.
De acordo com dados do IBGE (2010), do total de 1.339 de domicílios: 1.280 utilizam fossa rudimentar, 20 domicílios utilizam vala, 28 domicílios utilizam fossa séptica, 2 utilizam rio ou lago e 7 domicílios possuem outra forma de destinação.
Manejo de resíduos sólidos
A associação de catadores de materiais recicláveis de Teixeirópolis realiza a coleta dos resíduos sólidos. Coleta-se de (Resíduos sólidos domiciliares + resíduos de limpeza urbana) um total de 27,3 toneladas/mês. A geração per capita/ dia é de 0,531 Kg. A coleta é realizada duas vezes na semana e os rejeitos são destinados para o aterro sanitário de Cacoal.
Manejo de águas pluviais
O manejo de águas pluviais no Município de Teixeirópolis é realizado pela prefeitura municipal e apenas 8,6% de domicílios urbanos localizados em vias públicas possuem urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio), (IBGE, 2010).
COMITÊ DE COORDENAÇÃO | ||
NOME | FUNÇÃO NO COMITÊ | REPRESENTATIVIDADE |
Sidnei Pereira Rodrigues | Titular - Coordenador Geral | Diretor de Divisão de Convênios - Prefeitura |
Girleia da Silva Pio | Suplente - Coordenador Adjunto | Coordenadoria de Controle Interno da Câmara Municipal |
Elizângela Aparecida Gomes | Membro (Titular) | Conselho Municipal de Saúde |
Matheus Júnior Souza Lopes | Membro (Suplente) | Secretaria Municipal de Licitação e Compra - SEMLIC |
Sicero Negrini | Membro (Titular) | Liderança comunitária - Comunidade Todos os Santos |
Paulo Nobre dos Santos | Membro (Suplente) | Representante da Igreja Católica Com. Auxiliadora |
Lucio Nobre dos Santos | Membro (Titular) | Representante da Igreja Católica Com. Auxiliadora |
Clovis Lemes Fernandes | Membro (Titular) | Empresa prestadora de serviço no município – Construtora |
Valdeir Sobrinho | Membro (Suplente) | Empresa prestadora de serviço no município - Distribuidora de bebidas e Gêneros alimentícios |
Marcelo Negrini Costa | Membro (Titular) | Câmara dos Vereadores |
Julmar Negrini | Membro (Suplente) | Câmara dos Vereadores |
Marilyn da Silva Oliveira | Representante do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (NICT) | Fundação Nacional de Saúde |
COMITÊ EXECUTIVO | ||
NOME | FUNÇÃO NO COMITÊ | REPRESENTATIVIDADE |
Josmar Alves Teixeira | Titular - Coordenador Geral | Vice-Prefeito |
Amanda Novaes Loredo de Melo | Suplente - Coordenador Adjunto | Fiscal de obras do município |
Nilva Oliveira Souza | Membro (Titular) | SEMSAU - Secretaria de Saúde -ACS |
Lucimar Krause | Membro (Suplente) | SEMSAU - Secretaria de Saúde -ACS |
Thales Brito dos Santos Rocha | Titular - Assessor Técnico de Engenharia | Divisão de Arrecadação e receita Municipal |
Clodoaldo de Jesus Abreu | Suplente - Assessor Técnico de Engenharia | EMATER |
Marilda Amorim Rodrigues | Titular - Assessor Técnico de Comunicação | Secretaria de Assistência Social - SEMAST |
Lindomar de Souza | Suplente - Assessor Técnico de Comunicação | Secretaria de Assistência Social - SEMAST |
Antonio Edilson | Titular – Técnico em Informática | Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo – SEMECT |
Bruno Giordano Airis Gonçalves | Suplente – Técnico em Informática | Secretaria de Administração e Fazenda - SMEPLAF |
Dolores Lima Figueiredo Lopes | Titular - Secretaria | Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo – SEMECT |
Neuzelena Malfer Ianiski | Suplente - Secretaria | Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo – SEMECT |
Claudiney Tavares | Membro (Titular) | Agrocontábil Assessoria LTDA ME |
Maria da Silva Oliveira | Membro (Suplente) | Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Teixeirópolis-RO |
José Iram Dantas de Lima | Membro (Titular) | Prestadora de Serviços de Água e Esgotos (SAAE) |
Thalita Koslowski do Prado | Membro (Suplente) | Prestadora de Serviços de Água e Esgotos (SAAE) |
Tatiana Macedo Costa | Representante da Engenharia | Equipe Técnica Permanente IFRO/TED/FUNASA/Nº 08/2017 |
Gedeli Ferrazzo | Representante de Estudos Sociais | Equipe Técnica Permanente IFRO/TED/FUNASA/Nº 08/2017 |
- Comitês de Coordenação e Executivo Realizam Reunião Para Falar do Plano Municipal de Saneamento Básico
- Convite
- Teixeirópolis Inicia Mais Uma Etapa na Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico
- Teixeirópolis Realiza a Primeira Audiência Pública da Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico
Os dados aqui apresentados se referem a pesquisa de campo desenvolvida junto à população do município, tendo como finalidade averiguar situação dos serviços de saneamento básico no município e de seus impactos nas condições de vida da população.
A coleta de dados in loco se deu por meio de questionários, com auxílio do aplicativo Interviewer. Houve a aplicação de três questionários socioeconômicos: um para levantamento de dados urbanos (com 70 a 100 perguntas), um para dados rurais/povos tradicionais (também com 70 a 100 perguntas) e um para ser aplicado aos catadores de resíduos sólidos (2 tópicos com aproximadamente 20 perguntas cada). As perguntas abrangiam o perfil residencial/socioeconômico e os quatro componentes do saneamento básico. O Esquema 1 mostra os marcadores processuais de levantamento de dados no Município, que caracteriza a concepção metodológica.
Esquema 1 — Concepção da coleta de dados
1°. O que foi coletado: Dados socioeconômicos das área rurais e urbanas.
2°. Com quem foi coletado: Residentes dos domicílios selecionados conforme o método de amostragem.
3°. Quem coletou: Equipe do Projeto Saber Viver, ACSs do Município e alunos do IFRO.
4°. Como foi coletado: Aplicaão de questionários com auxílio do aplicativo Interviewer.
5°. Análise dos dados com softwares estatísticos.
Fonte: Projeto Saber Viver(2019), IFRO/FUNASA(TED 08/2017).
Para que se pudesse realizar inferências sobre a população, garantindo-se representatividade factível e segura da realidade do cenário municipal, a quantificação de questionários necessários, bem como sua distribuição, se deu pelo emprego de método probabilístico, com emprego de amostragem por conglomerados. Inicialmente, define-se o tamanho da amostra no Município, por meio de cálculos que empregam a Fórmula 1.
Fórmula 1 - Fórmula para definição de amostras de levantamento do Município
n = Tamanho da Amostra
Z = Abscissa da Normal Padrão
p = Estimativa da Proporção (sim = 50% = 0,5)
q = 1 – p (não = 50% = 0,5)
N = Tamanho da População
£ = Erro Amostral (máxima diferença a ser suportada)
Na fórmula, Z corresponde ao valor de 1,96, por ter sido aplicado nível de confiança de 95%. O tamanho da população foi pautado na projeção do IBGE para 2018, e o tamanho da amostra (separadamente entre população urbana e rural), dividido pelo número médio de moradores por Município, conforme a projeção. A Tabela 1 demonstra um exemplo ilustrativo do resultado após aplicação da fórmula:
Tabela 1 - Exemplo de amostragem de domicílios a serem visitados no Município
POPULAÇÃO (PROJEÇÃO DO IBGE PARA 2018) |
AMOSTRA |
MORADORES POR DOMICÍLIO |
DOMICÍLIOS A VISITAR |
|
Urbana |
2.320 |
330 |
2,63 |
125 |
Rural |
3.118 |
342 |
2,85 |
120 |
Fonte: Projeto Saber Viver (2019), IFRO/FUNASA (TED 08/2017).
Após a obtenção do número de domicílios a serem visitados, foram sorteadas as residências em que seriam coletadas as informações requeridas por meio de questionários. Em cada domicílio foram registrados todos os moradores, garantindo-se a amostragem realizada pelo número de pessoas entrevistadas e não de domicílios.
Na área urbana, foram sorteadas quadras (inseridas nos setores/bairros) para definir a localização (foco) dos domicílios a serem visitados. Na área urbana, o procedimento inicial foi a escolha de um domicílio ao acaso pelo agente coletor na quadra sorteada. Realizada a entrevista, desconsiderava-se o próximo domicílio à direita, coletando-se no seguinte e assim por diante, até completar o volume de dez domicílios por quadra e o número total de domicílios do extrato.
O Painel de Indicadores de desempenho do Plano municipal de Saneamento Básico - PMSB tem como objetivo o controle social da execução do PMSB, de modo a aperfeiçoar e ampliar a influência da sociedade no processo decisório em relação à definição de demandas e a implementação e gestão dos serviços de Saneamento Básico nos municípios.
Para sua construção foi considerada a utilização, pela sociedade, dos Indicadores de desempenho no acompanhamento e monitoramento do PMSB, consoante o dispositivo da Lei n° 11.445/2007 que estabelece, no Art. 2o, inciso X, o controle social como um dos seus princípios fundamentais e no Art. 3o o define como o “conjunto de mecanismos e procedimentos que garantem à sociedade informações, representações técnicas e participações nos processos de formulação de políticas, de planejamento e de avaliação relacionados aos serviços públicos de saneamento básico” (BRASIL, 2007).
O painel encontra-se estruturado em grupos de indicadores de desempenho, que permitirão a sociedade e aos gestores municipais o acompanhamento e monitoramento da evolução do PMSB. Os indicadores estão distribuídos em 4 dimensões, a saber: Governança, Habitabilidade, Integridade Ambiental e Saúde.
- Governança: envolve indicadores econômicos, sociais e jurídicos destinados a otimizar a organização do poder público de maneira a promover a correta e suficiente captação de recursos financeiros, organização de contratos, prestação de contas, transparência e a entrega de serviços de saneamento nos quatro eixos (EOS, 2019);
- Habitabilidade: envolve indicadores que permitam a identificação do perfil das habitações de determinada região, facilitando a entrega, pelo poder público, de serviços de saneamento na totalidade do saneamento básico (LERVOLINO & SCABBIA, 2015);
- Integridade Ambiental: envolve indicadores para uma diagnose adequada à compreensão dos aspectos ambientais da região, os impactos negativos que tenham sido impostos sobre o meio ambiente e que permitam a mitigação dos mesmos visando a conservação da qualidade da água e dos mananciais, a minimização da contaminação de água e solo que eventualmente já haja ocorrido; redução de efluentes e de resíduos sólidos; evitar perdas de água tratada. (CALIJURI, et al., 2007);
- Saúde: envolve indicadores necessários à correta identificação das condições de morbidade ou higidez da população, permitindo a proposição de ações e serviços que levem à redução de agravos de saúde de doenças relacionadas à ausência de serviços de saneamento básico (CALIJURI, et al., 2007).
Redes Sociais