Na tarde da última segunda-feira, 14 de fevereiro, a equipe do Projeto Saber Viver esteve na secretaria municipal de Educação da cidade de Ouro Preto do Oeste para fazer a entrega oficial das cartilhas sobre Saneamento Básico e material de divulgação para a construção do Plano Municipal de Saneamento Básico do município.

Estiveram presentes na entrega, a secretária municipal de educação Andreza Justina Dias, a assessora de comunicação, Débora Sousa e a pesquisadora de estudos sociais, Tânia Olinda.

WhatsApp Image 2022 02 17 at 11.11.43

Tânia Olinda destacou como a cartilha pode ser uma ferramenta pedagógica na formação educacional das crianças do município. “A cartilha deverá ser trabalhada nas escolas públicas municipais de Ouro Preto do Oeste como material pedagógico de apoio, pois irá nos auxiliar a falar sobre o meio ambiente de forma interdisciplinar. Levando a criança a ter senso crítico e consciência ambiental”.

A secretária de educação, Andreza Justina Dias, destacou sobre a importância da entrega das cartilhas e a parceria com a Administração Municipal. “Essa parceria com a Prefeitura é de extrema importância, pois é através da educação que a gente transforma as pessoas e o mundo. E também é uma forma da criança se tornar participativa de algo que pode mudar o futuro da nossa cidade na questão ambiental e de saúde pública”.

O Projeto Saber Viver é uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), que tem por objetivo assessorar na construção dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) de 19 municípios de Rondônia.