Projeto Saber Viver/IFRO e a AGERROM lança concurso de Ilustração do Herói do Saneamento Básico na Semana do Meio Ambiente.

Escrito por Saulo Souza Macedo | Publicado: Segunda, 10 Junho 2024 09:18 | Acessos: 28

Na Semana do Meio Ambiente, o Projeto Saber Viver/IFRO e a AGERROM realizaram ações importantes nas escolas de Rolim de Moura para sensibilizar os estudantes sobre a importância do saneamento básico e seus impactos na vida da população e no meio ambiente.

Essas ações ocorreram nas escolas Maria Comandolli Lira, Professor Valdecir Sgarbi Filho e Maria do Carmo de Oliveira Rabelo.

Os estudantes foram apresentados aos componentes do saneamento básico, que incluem o abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem de águas pluviais. Durante as apresentações, foi distribuído para os alunos do 3º ao 5º ano o livro “Colorindo o PMSB de Rolim de Moura”, uma ferramenta lúdica para ajudar as crianças a entenderem o Plano Municipal de Saneamento Básico. Além disso, foi lançado o concurso de Ilustração do Herói do Saneamento Básico, incentivando a criatividade dos alunos e reforçando a importância do tema de forma lúdica e envolvente.

Já para os alunos do 6º ao 9º ano, da escola Maria do Carmos de Oliveira Rabelo, foram distribuídas cartilhas informativas sobre o “PMSB de Rolim de Moura”, proporcionando aos estudantes um material rico em informações para aprofundarem seus conhecimentos sobre a importância do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) na preservação do meio ambiente.

Os alunos Luandra Gervasio Lopes e Renan Gabriel Santos da escola Maria do Carmos de Oliveira Rabelo já foram contemplados com a rede de esgoto nas suas residências e já sabem da importância e dos benefícios que a rede de saneamento oferece para os moradores e também para o meio ambiente, destacando essas vantagens aos demais colegas de turma que logo também serão beneficiados.

A Supervisora da escola professora Elenara Andrisa ficou encantada com o projeto e destacou a importância de ações como essa ser levada ao conhecimento dos alunos.

“Fiquei muito feliz com a ação, isso enriquece ainda mais  o conhecimento dos alunos, além de conscientiza-los sobre a preservação do meio ambiente, e também fico feliz por morar e trabalhar em bairros que serão contemplados com a rede de esgoto nessa etapa, isso é mais saúde e qualidade de vida”

Houve também a divulgação da “caixa de sugestões” ferramenta que visa coletar informações sobre a situação do Saneamento Básico no município, a partir da percepção da população.

Essas ações educativas não só informam, mas também engajam os estudantes de Rolim de Moura, incentivando uma compreensão mais profunda e um compromisso com práticas sustentáveis.