Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

            Janaína Marques, integrante da equipe de Comunicação do Projeto Saber Viver, participou do 2º Seminário de Engenharia e Tecnologia de Rondônia (SETER), que teve por objetivo congregar profissionais, acadêmicos e estudantes para troca de experiências, apresentar novidades do mercado, bem como discutir estratégias para o desenvolvimento de projetos e tecnologias no estado de Rondônia. Janaína apresentou no evento: "Os Desafios de Tratamento de Esgoto em Regiões Ribeirinhas" com base em artigos científicos, livros e agregando a todo seu conhecimento bibliográfico, a sua experiência vivenciada durante a realização dos trabalhos de campo do Projeto Saber Viver.

            Em seu trabalho, Janaína elencou as principais dificuldades da implantação de sistema de tratamento de esgoto em regiões ribeirinhas, avaliando o cenário de dificuldades regionais e propondo uma opção viável e executável de sistema de tratamento de esgoto, compatível com a realidade supracitada.

            Janaína defende, com embasamento teórico e técnico que é viável realizar a implantação de um sistema simplificado para tratamento de esgoto, constituído por tanque séptico, filtro anaeróbio e filtro de areia, com a vantagem de não precisar de mão de obra especializada. Assim como também elenca o fato de que Porto Velho está dentre as 10 capitais com pior índice de atendimento de esgoto.

De acordo com Janaína, “a importância desse estudo consiste em oferecer uma opção que minimize o lançamento de esgoto de forma imprópria em rios, lagos e córregos, visto que efluentes sem tratamento afetam o equilíbrio do ecossistema aquático. [...] Com isso, pretende-se oferecer uma opção de destinação de esgoto doméstico que cause menos impactos ao meio ambiente, melhore e favoreça a qualidade de vida daqueles que vivem no meio. Destacando que o processo apresentado é executado sem o uso de energia elétrica, de forma natural, e tem como resultado final uma opção de fertilizante que pode ser utilizado em ferti-irrigação".

Confira o artigo na íntegra.

registrado em:
Fim do conteúdo da página