Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Socialização da síntese do diagnóstico técnico-participativo do Saneamento Básico de Guajará-Mirim

Escrito por Débora Cristina Castro de Sousa | Publicado: Quinta, 24 Setembro 2020 14:48 | Acessos: 339

Tendo como objetivo informar e conscientizar a população sobre a realidade do saneamento básico de Guajará-Mirim, nessa sexta-feira (25 de setembro) às 09h30min, a equipe do projeto Saber Viver e da Funasa participarão do programa Audiência Pública da rádio CBN Amazônia Guajará-Mirim FM 93,7.

Durante a transmissão do programa, será socializado o diagnóstico técnico-participativo, realizado durante os anos de 2019 e 2020, referente as condições dos serviços do Saneamento Básico prestados à população de Guajará-Mirim – RO.

A transmissão ocorrerá pela rádio CBN Amazônia Guajará-Mirim FM 93,7, podendo ser acompanhada ao vivo  pelo site: https://www.radios.com.br/aovivo/radio-cbn-guajara-mirim-937-fm/26528. O evento faz parte de uma das etapas da construção do Plano Municipal de Saneamento Básico de Guajará-Mirim e tem como elemento balizador a participação social para o êxito na construção dos planos. Assim, toda a população do município é convidada a construir o PMSB, para que esse seja consolidado enquanto um instrumento de representação da realidade social, econômica e cultural.

A iniciativa busca informar e conscientizar o cidadão quanto a realidade do saneamento básico, considerando que ele é fator fundamental para a segurança e para a promoção da saúde aos cidadãos. De acordo com a engenheira da Funasa, Vera Figueiredo, “Por meio do diagnostico técnico-participativo, é possível identificar os problemas e potencialidades do município no que se refere aos 4 componentes do saneamento básico: água, esgoto, águas pluviais e resíduos sólidos, e a partir daí traçar  medidas mais adequadas à melhoria dos serviços prestados e o alcance ao acesso aos serviços na área do saneamento básico”.

Para a realização do diagnóstico técnico-participativo, foram realizados eventos setoriais e entrevistas com a população urbana, rural e povos tradicionais, a fim de captar a percepção social, as demandas e aspirações da população. Já no enfoque técnico foram levantados e confrontados os indicadores de saúde, epidemiológicos, ambientais, hidrológicos e socioeconômicos de todas as áreas do município.

A entrevista tem como público-alvo a população do município de Guajará-Mirim e também toda a comunidade interessada, e contará com a participação do Coordenador do Projeto Saber Viver, Ronilson de Oliveira; do representante da Funasa, Sirlei Lima; da Pesquisadora de comunicação, Eloísa Santana; do pesquisador social, Augusto Rodrigues e da Engenheira, Vanessa Bersch.

Por fim, vale ressaltar que, as ações de saneamento básico estão interligadas à promoção da saúde da população, por isso é importante discutir, propor, planejar e monitorar as ações sanitárias do seu município.

WhatsApp Image 2020 09 24 at 13.57.48

registrado em:
Fim do conteúdo da página