Projeto Saber Viver desenvolve cartilhas voltadas ao público jovem e infantil

Escrito por Levir Menezes | Publicado: Quinta, 27 Agosto 2020 01:01 | Acessos: 1087

img texto

A equipe do Projeto Saber Viver produziu cartilhas com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre a importância do acesso ao Saneamento Básico e sua relação com à promoção da saúde da população e conservação do meio ambiente. O material paradidático foi entregue nas escolas estaduais e municipais de 8 (oito) municípios do estado, visando a abrangência no envolvimento de todos os públicos, conscientizando também crianças e jovens na temática do Saneamento Básico. Esta ação também faz parte da construção do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), através da parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) com a Funasa.

A distribuição das cartilhas nas escolas ocorreu nos meses de fevereiro e março, nas cidades de: Guajará-Mirim, Pimenteiras do Oeste, Chupinguaia, Vale do Paraíso, Primavera de Rondônia, Novo Horizonte do Oeste, São Felipe do Oeste e Parecis. As cartilhas também estão disponíveis em formato eletrônico na página do projeto: https://saberviver.ifro.edu.br/cartilhas.

As cartilhas contêm informações sobre o saneamento básico e têm o intuito de fomentar o desenvolvimento da educação ambiental, colaborando com a formação do cidadão consciente da importância do saneamento básico para a estrutura pública sanitária e para o desenvolvimento ambiental sustentável. “O Plano Municipal de Saneamento Básico pode ser considerado um pacto social, no qual a população deve tomar um conjunto de decisões de maneira informada. Isso significa que cada cidadão deve participar ativamente do processo de entendimento do problema e de escolha das soluções. Para isso, todos os munícipes, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, devem saber quais são os quatro eixos do saneamento básico e os serviços que eles entregam para a população”, explicou Antônio dos Santos Júnior, Coordenador Técnico do Projeto Saber Viver.

Ainda segundo ele, o cumprimento dos objetivos do projeto também está na promoção da saúde, através de um entendimento coletivo e de uma aprendizagem social acerca do saneamento básico. “Dessa forma, devido ao PMSB ser uma construção coletiva, é preciso que todos os envolvidos se sintam confortáveis em exercer o direito de voz e então participar dos debates e tomadas de decisão. E é por isso que a equipe do Projeto Saber Viver tem produzido uma variedade de materiais instrucionais, elaborados para diferentes públicos e em diferentes formas. Foram produzidos informativos entregues via rede sociais, livretos para educação infantil entregues para secretarias de educação e para professores e, ainda, cartilhas sobre o PMSB de forma genérica e especificamente sobre a situação atual de cada município participante”, afirmou Antônio.

Os materiais produzidos também foram disponibilizados para a população, antes das audiências públicas realizadas nos municípios, e contêm textos, infográficos, esquemas e ilustrações. “O foco é comunicar em poucas páginas e de forma acessível as centenas de páginas com informações sobre manejo de águas pluviais, entrega de água potável, destinação final correta de resíduos sólidos e esgotamento sanitário tratado para a população. Assim, formamos cidadãos, dentro e fora do IFRO, para a transformação social que a universalização do saneamento básico causará”, informou o coordenador.

Foram produzidos e disponibilizados dois modelos de cartilhas: um para atender ao público do ensino fundamental e outro do ensino médio, ambos com informações divertidas e práticas. “Na cartilha ‘Colorindo o Plano Municipal de Saneamento Básico’, direcionada às crianças do ensino fundamental I, contamos a história da cidade dominada pelo Don Ráton. Uma forma lúdica de ensinar os pequenos sobre a importância de se ter saneamento básico. Já para os alunos do ensino fundamental II e ensino médio, foram disponibilizadas as cartilhas de orientação sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico, na qual são apresentados os conceitos, as etapas da elaboração do plano, a legislação que orienta a política pública e quais as boas práticas de saneamento que já foram identificadas no nosso estado, através do Projeto Saber Viver”, finalizou Antônio.