Organizadores do Projeto Saber Viver, uma iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), realizam na próxima terça-feira (7), às 11 horas, a rodada de conversa sobre o Saneamento Básico e a Covid-19. O evento tem como objetivo informar a população sobre a importância do acesso ao saneamento básico na prevenção do coronavírus e será transmitido pelo Canal do Youtube do Projeto e também pela Rádio Geração FM 104,9.
A iniciativa busca discutir o tema do saneamento básico junto à sociedade, tendo em vista que ele é fator fundamental para a segurança e para a promoção da saúde aos cidadãos, especialmente durante este período de pandemia. “A precariedade ou a ausência da oferta dos serviços de saneamento básico podem causar impactos diretos na saúde pública e redução da qualidade de vida da população, sendo um dos fatores que contribuem para a propagação de epidemias em nosso País. Sem distribuição de água tratada, tratamento de esgoto, drenagem de águas e destinação final correta de resíduos é impossível a população adotar práticas de higiene adequadas ao combate aos surtos epidemiológicos”, afirmou o Coordenador do Projeto, Antônio dos Santos Júnior.
A rodada de conversa tem como público-alvo a população do município de Vale do Paraíso e também toda a comunidade interessada e contará com a participação dos membros do Comitê Municipal de Saneamento Básico de Vale do Paraíso, da Engenheira Sanitarista do Projeto, Mariana Cambruzzi, do representante Funasa, Sirlei Lima, e do Coordenador do Projeto, Antônio dos Santos Júnior.
O Projeto Saber Viver tem como proposta a prestação de assessoria técnico-participativa a 19 municípios do estado de Rondônia, para a construção dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs). “Nesse contexto e considerando a atual pandemia da covid-19, as necessidades básicas de higiene e de promoção à saúde da população se tornaram ainda mais evidentes. A pandemia demostrou que a falta de saneamento básico deixa a população vulnerável à rápida circulação de vírus letais”, explicou Antônio. Ainda segundo ele, para se adotar as medidas de higiene adequadas na prevenção da disseminação do vírus são necessárias algumas medidas básicas. “O acesso à água tratada, bem como a coleta e tratamento do esgoto. Logo, o acesso ao saneamento básico é um dos principais fatores na prevenção do coronavírus”, concluiu.
Para participar acesse www.geracaofmro.com.br ou sintonize na 104,9FM ou ainda acesse o canal do Youtube do Projeto Saber Viver, clicando aqui.
Redes Sociais