Engenheiro do Projeto Saber Viver realiza palestra na I Semana das Engenharias do IFRO

Escrito por Débora Cristina Castro de Sousa | Publicado: Quarta, 27 Novembro 2019 11:41 | Acessos: 616

Pesquisador de Engenharia Eng. Thiago Possmoser, atuante no Projeto Saber Viver, realiza palestra na I Semana das Engenharias do Instituto Federal de Rondônia – Campus Porto Velho Calama, com o tema: “Saneamento Básico em Rondônia: Desafios da Engenharia para transformação do Cenário atual”. Na palestra discutiu-se os desafios da engenharia no que tange à atuação do engenheiro na área de saneamento, além de ser destacada a importância da elaboração dos Planos Municipais de Saneamento dos municípios. Destaque também para a parceria entre a FUNASA e o IFRO, através do Projeto Saber Viver, com o objetivo de assessorar a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico de 19 municípios do nosso estado de Rondônia.

"É muito gratificante poder participar de um evento como esse, ainda mais por ter um tema geral tão relevante: Engenharia que Transforma. Sem dúvida os engenheiros que estão atuando e os que estão sendo formados hoje na academia precisam perceber os desafios por trás do saneamento básico, que apesar de básico, está longe ainda de ser corriqueiro para os cidadãos da Região Norte do Brasil. Apesar dos grandes desafios precisamos ter no coração o sonho de mudar a realidade presente, de fazer muito mais, para que esse quadro possa se reverter o quanto antes, afinal são vidas que padecem por falta do básico. Em Rondônia, o IFRO, através do Projeto Saber Viver, tem feito a diferença ao auxiliar 19 municípios a dar o primeiro grande passo: planejar o saneamento, através dos Planos Municipais de Saneamento Básico”, diz o palestrante.

O Eng. Thiago Possmoser já vem disseminando conhecimento sobre Saneamento Básico há algum tempo, com graduação em Engenharia Ambiental, mestrado em Saneamento e uma vasta experiência acerca do tema, já atuou como professor, coordenador de estágio, membro do Colegiado do curso de Engenharia Ambiental e participou do grupo de pesquisa em Saneamento e Recursos Hídricos na UNESC, onde também realizou a palestra “Municípios, distritos e vilas de Rondônia: realidade e desafios para a universalização do saneamento básico e planejamento territorial”, na última Semana de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental (SEAUC).

Noticia Thiago 3  Notícia Thiago 2

Notícia thiago 1