Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto Saber Viver inicia capacitação de pesquisadores

Escrito por Uesley Rodrigues | Publicado: Sexta, 31 Mai 2019 10:40 | Acessos: 501

Iniciativa do Ifro e da Funasa prestará apoio aos municípios para elaboração de planos de saneamento básico

Foi iniciada nesta segunda-feira, 15, a capacitação dos pesquisadores e colaboradores selecionados para realizar as atividades do Projeto Saber Viver, uma parceria Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), que prestará apoio aos Municípios na Elaboração dos Planos de Saneamento Básico.

Após seleção pública por meio de edital, os pesquisadores iniciaram o ciclo de capacitação com os módulos “Apresentação do TR e do Projeto (síntese) e “As regras das funções”, na parte da manhã, com a “Divisão das Equipes e Seminário do Termo de Referência – TR”, no período vespertino. A “Apresentação do Seminário e caracterização e as “Políticas de Saneamento Básico” são os temas do módulo de terça-feira. No dia seguinte, ”Instrumentos de participação social e comunicação” e a “Elaboração do Plano de mobilização”.

Antes da pausa do feriado da Semana Santa, na quinta-feira,18, um módulo mais técnico: “Eixos estruturantes e direcionamento do levantamento dos dados secundário”. A capacitação tem continuidade no dia 23/4, com a Apresentação da Tecnologia da Informação e o planejamento da capacitação dos comitês.

19 municípios

O Saber Viver é um projeto fruto da parceria entre o Ifro e a Funasa que consiste no desenvolvimento de pesquisa sobre realidades regionais relacionadas ao saneamento básico. Depois disso, essas informações serão transferidas para a construção dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) dos municípios participantes do projeto. As atividades serão desenvolvidas em 19 cidades rondonienses, divididas em quatro núcleos Guaporé-Mamoré, Machado, Massaco e Colorado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página