Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Audiência de entrega do Plano Municipal de Saneamento Básico de Alta Floresta d’Oeste – RO

Escrito por Débora Cristina Castro de Sousa | Publicado: Quarta, 23 Novembro 2022 16:07 | Acessos: 10

Tendo como objetivo entregar o Plano Municipal de Saneamento Básico de Alta Floresta d’Oeste para a população, dia 18 de novembro de 2022 às 9h, na ACIAF – Associação Comercial de Alta Floresta d’Oeste, a equipe do Projeto Saber Viver, Funasa e Comitês de Coordenação e Execução realizaram a Audiência Final de aprovação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Alta Floresta d’Oeste. Talvez a maioria da população de Alta Floresta d’Oeste e de Rondônia não tenha muita noção do documento que entregamos ali, mas sem dúvida o que foi entregue naquele momento irá entrar para história de Alta Floresta d’Oeste, de Rondônia e do Brasil.

Concluímos etapas fundamentais para a elaboração de um plano de saneamento consciente e consistente, como o Diagnóstico, que levanta todas as carências e demandas dos sistemas de saneamento no município, e chegamos ao Prognóstico, momento ímpar e fundamental, que é a proposição dos objetivos e metas que irão sanear as deficiências levantadas no diagnóstico. Foram estabelecidas soluções graduais e progressivas, com proposição de metas de curto, médio ou longo prazo, além das de implementação imediata, voltadas para a universalização do acesso aos serviços, com base na legislação vigente.

Esse evento integra uma das etapas da construção do Plano Municipal de Saneamento Básico de Alta Floresta d’Oeste, que começou em 2019, com levantamento de dados, diagnóstico e prognóstico. A elaboração do PMSB teve como elemento balizador a participação social para o êxito na sua construção. Assim, toda a população do município foi convidada a construir o PMSB de Alta Floresta d’Oeste, para que esse seja consolidado enquanto um instrumento de representação da realidade social, econômica e cultural.

De acordo com o superintendente da FUNASA, João Marcos Siqueira “o município de Alta Floresta d’Oeste, juntamente com outros 18 municípios de Rondônia, dos quais vamos entregar até final deste ano, entrará para o rol do marco legal do saneamento. Ao todo o projeto irá beneficiar cerca de 266.393 pessoas em todo estado. É a Funasa cumprindo seu papel de promover a saúde pública e a inclusão social, como bem define sua missão institucional. Estamos tratando nesse dia sobre um legado, sobre nossa missão como servidores, servindo a população e trazendo melhoria na qualidade de vida de cada um, o que é, sem dúvida, umas das coisas mais importantes para o ser humano. Enfim, nessa data estamos entregando 17 de 19 PMSBs, trabalhando rumo à universalização. Esse é o nosso papel, essa é a nossa missão”.

O plano de saneamento vem dotar o município de um acervo de documentos de planejamento que irá subsidiar a gestão municipal para investimento na área de saneamento para os próximos 11 anos, com indicação de ações e metas a serem alcançadas, por ordem de prioridades, com valores e prazos, de acordo com as Diretrizes Nacionais de Saneamento Básico (Lei 11.445, de 05/01/2007, alterada pela Lei nº 14.026, de 15/07/2020. Um planejamento denso, completo e integrado às demais políticas de saúde pública. Vale salientar que, o PMSB de Alta Floresta d’Oeste é o primeiro plano do país em consonância com a nova lei, fruto de um trabalho incansável dos servidores, pesquisadores, colaboradores e população, da Funasa, do IFRO e dos municípios.

Por fim, vale ressaltar que, as ações de saneamento básico estão interligadas à promoção da saúde da população, por isso é importante discutir, propor, planejar e monitorar as ações sanitárias do seu município.

             

Acesse nossas redes sociais através dos links:

FACEBOOK: https://www.facebook.com/projetosaberviverRO

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/projetosaberviver_ro/

YOUTUBE: https://www.youtube.com/saberviverro

 

Confira as fotos da Audiência na ACIAF - Associação Comercial de Alta Floresta d'Oeste

registrado em:
Fim do conteúdo da página