O Projeto Saber Viver é uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para assessoria técnico que tem por objetivo colaborar na construção de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) de 19 municípios de Rondônia.
A população dos municípios de Costa Marques, Alta Floresta d'Oeste e Pimenta Bueno e seus representantes participaram da audiência que tinha como objetivo socializar o diagnóstico da realidade do saneamento básico dos respectivos municípios.
Para cada município foi apresentada uma síntese do diagnóstico técnico-participativo do Saneamento Básico, no que se refere aos componentes do saneamento básico: abastecimento de água, coleta e destinação do lixo, coleta e tratamento de esgoto, drenagem das águas da chuva, bem como o impacto da ausência ou presença desses serviços nas condições de vida da população.
A socialização do diagnóstico técnico-participativo representa o retorno da produção técnica e científica à sociedade. Possibilitando aos agentes envolvidos no processo a interferência sobre a realidade social, considerando que o processo formativo deve implicar no questionamento da realidade e em sua explicação, para sua real transformação.
De acordo com pesquisadora de Estudos Sociais, Tânia Olinda, “por meio do diagnostico técnico-participativo, foi possível identificar os problemas e potencialidades do município no que se refere aos quatro componentes do saneamento básico: água, esgoto, águas pluviais e resíduos sólidos, e, a partir daí, traçar medidas mais adequadas à melhoria dos serviços prestados e o alcance do acesso aos serviços na área do saneamento básico”, disse a pesquisadora.
Em razão da covid-19, as audiências para socialização do diagnóstico da realidade do Saneamento Básico dos municípios assessorados pelo projeto foram realizadas através de transmissões ao vivo no canal do YouTube do Projeto Saber Viver e página do Projeto Saber Viver no Facebook.
Acompanhe as nossas redes sociais:
FACEBOOK: https://www.facebook.com/projetosaberviverRO/
INSTAGRAM: https://www.instagram.com/projetosaberviver_ro/
CANAL DO YOUTUBE: https://www.youtube.com/saberviverro
Plataforma de streaming onde é realizada as audiências.
Redes Sociais