IFRO e Funasa lançam projeto Saber Viver

Escrito por Uesley Rodrigues | Publicado: Terça, 09 Abril 2019 10:40 | Acessos: 496

Ações serão voltadas à assessoria às prefeituras para elaboração de planos de saneamento básico

Uma manhã repleta de informação em que a sociedade rondoniense registrou um compromisso com o futuro, através do lançamento oficial do Projeto Saber Viver, iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Regional, que visa ao assessoramento de prefeituras para elaboração dos planos municipais de saneamento básico. O evento ocorreu no último dia 2, na Reitoria do IFRO (Porto Velho), e contou com a presença de diversos prefeitos e autoridades.

Fizeram parte da mesa o Reitor do IFRO, Uberlando Leite, o Superintendente da Funasa, Pedro Antônio Vilar, o Coordenador Geral do projeto, Ronilson Oliveira, e o Prefeito de Ouro Preto, Vagno Barros. O prefeito destacou que as pessoas devem encarar a ideia do saneamento básico diferente da premissa de que aquilo que está debaixo da terra as pessoas não veem e alertou sobre a importância desta ação para as gerações futuras.

Pedro Villar falou sobre a importância do projeto “Saber Viver”, pois o mesmo atende a municípios com até 50 mil habitantes, um desafio para todas as instituições e parceiros. O Reitor do Instituto Federal de Rondônia ressaltou a importância do saneamento básico e do compromisso do IFRO em realizar projetos de extensão como o Projeto Saber Viver. Para Uberlando, o objetivo é de que se consiga atender às demandas da população e auxiliar as prefeituras com capacitação, que é a razão de ser do Instituto e o compromisso que a instituição tem com o desenvolvimento da comunidade.

O Coordenador do projeto, Ronilson Oliveira, destacou o processo de construção do projeto e, em seguida, detalhou sobre como será desenvolvido esse trabalho pelas equipes de técnicos e pesquisadores junto aos municípios.

Ao final da cerimônia, foram entregues uma placa para o presidente da Funasa e outra ao reitor, em homenagem pelos serviços prestados ao saneamento básico do Estado. A entrega foi realizada por duas crianças, símbolo das gerações futuras, as maiores beneficiadas com os investimentos feitos em capacitação e planejamento do saneamento básico nos municípios rondonienses.