Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto Saber Viver realiza capacitação em Ouro Preto e em mais seis municípios de Rondônia

Escrito por Viviane Camelo | Publicado: Quinta, 04 Julho 2019 12:44 | Acessos: 1020

capacitacaoParceria IFRO/Funasa presta apoio técnico à elaboração dos planos de saneamento básico

Sete cidades do estado de Rondônia recebem os núcleos regionais do Projeto Sabe Viver e cumprem extensa agenda de capacitação. Em Ouro Preto do Oeste, a capacitação, iniciada na segunda-feira, vai até esta sexta-feira (5/7), no auditório da Associação Comercial local e segue cronograma que atende aos municípios integrantes do núcleo machado e disponibiliza esses conhecimentos técnicos de maneira concomitante, a exemplo dos núcleos Colorado e Massaco, que iniciaram suas formações também essa semana.

A meta é levar essa capacitação a representantes de 18 localidades atendidas pelo projeto até o dia 19 deste mês, quando encerra a formação realizada em Pimenta Bueno, oportunidade em que a equipe de Chupinguaia também será capacitada. O projeto visa ao apoio técnico para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico em municípios rondonienses.

A Funasa e o IFRO têm o objetivo de assessorar tecnicamente a gestão municipal na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, por meio de um Termo de Execução Descentralizada. Com esse projeto será realizada pesquisa de campo voltada para a identificação das realidades regionais, para a capacitação de pessoas nos municípios, para a construção e monitoramento do PMSB, para a assistência técnica profissionalizada no diagnóstico e construção do PMSB e para a elaboração e transferência de mecanismos de monitoramento e avaliação da gestão do saneamento básico.

Conteúdo

Na capacitação do Projeto Saber Viver, “O que é o saneamento básico?”, especificações da função do comitê e apresentação das etapas do PMSB, assim como os meios de participação e gestão do plano, estão entre os temas, assim como “Eixos do saneamento básico (Abastecimento de água e Esgotamento sanitário)” e “Estratégia de Mobilização, Comunicação e Participação Social”. Há ainda o “Eixos do saneamento básico (Manejo de Resíduos sólidos e Manejo de Águas Pluviais)”. A formação tem diversidade de atividades, como dinâmicas, avaliações, oficinas e discussões.

Cidades

Além de Ouro Preto, Colorado e Rolim, onde já foram iniciadas as formações, Guajará-Mirim já sediou a capacitação no final do mês passado. Haverá formações em Urupá (Câmara de Vereadores), de 8 a 12 de julho; em Costa Marques, no mesmo período, e em Pimenta Bueno (15 a 19/7). Em Rolim de Moura, os municípios que compõem a região forma divididos em duas turmas. A primeira, que compreende os municípios de Parecis, Primavera de Rondônia e São Felipe, já concluiu a primeira parte e volta à sala de aula no dia 11/7. A segunda, com equipes de Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis e Novo Horizonte, conclui a primeira etapa nesta sexta e dá continuidade ao curso de 8 a 11/7.

Os Núcleos

Os 19 municípios que fazem parte do Projeto Saber Viver estão divididos em quatro núcleos: núcleo massaco formado por Parecis, Primavera de Rondônia, São Felipe, Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis e Novo Horizonte; núcleo colorado no qual estão integradas as cidades Pimenta Bueno, Chupinguaia, Pimenteiras do Oeste, Colorado do Oeste e Cabixi; núcleo machado que é formado por Ouro Preto, Vale do Paraíso, Ministro Andreazza, Castanheiras, Urupá e Teixeirópolis; e o núcleo Guaporé-Mamoré do qual fazem parte os municípios de Guajará-Mirim e Costa Marques.

registrado em:
Fim do conteúdo da página