Abastecimento de água
No Município de Ministro Andreazza, o abastecimento de água se dá por meio de um sistema convencional e é prestado pela Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia - CAERD. A captação de água é realizada no rio Rio Servino.
Conforme informações fornecidas pelo SNIS (2017), o índice de atendimento urbano é de 89,28% e é realizada através de 14,76 quilômetros de extensão de rede. O sistema possui 1245 ligações totais de água, sendo que desse total, 796 estão ativas e 449 estão inativas. Do total de ligações ativas, 98,93% das ligações são hidrometradas. O índice de perdas no processo representa 60,31%.
Esgotamento sanitário
No Município de Ministro Andeazza, o esgotamento sanitário é responsabilidade da Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia - CAERD. No entanto, o Município não possui Sistema de Esgotamento Sanitário implantando. Dessa forma, a população utiliza soluções alternativas de esgotamento, como as fossas negras.
De acordo com dados do IBGE (2010), do total de 2.596 de domicílios: 2.436 utilizam fossa rudimentar, 20 domicílios utilizam vala, 74 domicílios utilizam fossa séptica, 57 utilizam rede pluvial, 2 utilizam rio ou lago e 7 domicílios possuem outra forma de destinação.
Manejo de resíduos sólidos
No município de Ministro Andreazza, a empresa encarregada pela coleta e transporte dos resíduos é a V. CORDEIRO FILHO LIMPEZA URBANA – ME, enquanto a limpeza urbana fica sob responsabilidade da SEMAGRI. A população atendida porta-a porta é de 9.762 habitantes, existindo cobertura de 100% na área urbana e as coletas são realizadas 3 vezes por semana. Coleta-se de (Resíduos sólidos domiciliares + resíduos de limpeza urbana) um total de 108 toneladas/mês. O município possui uma cooperativa de catadores e um centro de triagem próprio, onde 60% é reciclado. Os outros 40% não aproveitados no processo de reciclagem são encaminhados para o aterro sanitário de Cacoal (SOUZA et al., 2008).
Manejo de águas pluviais
O manejo de águas pluviais no Município de Ministro Andreazza é realizado pela prefeitura municipal e apenas 4,8% de domicílios urbanos localizados em vias públicas possuem urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio), (IBGE, 2010).
Redes Sociais